Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/441
Title: A adição de fit ase na ração como mitigador do impacto ambiental da criação de robalo peva (centropomus parallelus)
Authors: Oliveira, Luiz Augusto Altenburg Gomes de
metadata.dc.contributor: Gomes, Levy de Carvalho
Keywords: Robalo peva - Fitase - Retenção - Excreção - Amônia - Fósforo
Issue Date: 9-May-2012
Abstract: A substituição de parte da proteína de origem animal por proteína de origem vegetal em rações com a adição da enzima fitase vem sendo preconizado como uma estratégia para diminuição dos custos de produção e do impacto ambiental da criação de peixes carnívoros. Esse trabalho teve o objetivo de avaliar a adição da enzima fitase no crescimento, na retenção de nitrogênio e fósforo e na excreção de amônia e fósforo em robalo peva (Centropomus parallelus). Foram realizados dois experimentos testando a adição de diferentes concentrações de fitase na ração: 0, 500 e 1000 UF/Kg. No primeiro experimento, os peixes foram criados em 12 tanques-rede de 1m3 (4 repetições para cada tratamento) por 60 dias e o crescimento e a retenção de nitrogênio e fósforo foram avaliados. No segundo experimento, os peixes foram criados em 15 aquários (5 repetições por tratamento) por 30 dias e após esse período foi mensurada a excreção de amônia e fósforo pelos peixes em três períodos após a oferta de alimento: 6, 12 e 24 horas. O ganho de peso, a taxa de crescimento específico e a taxa de eficiência protéica foram significativamente maiores nos peixes alimentados com 1000 UF/Kg quando comparado aos peixes do tratamento controle. O ganho de peso dos peixes alimentados com 1000 UF/Kg foi de 99 g, sendo 32% superior aos peixes do tratamento controle. A retenção de nitrogênio e fósforo também foi significativamente maior nos peixes alimentados com 1000 UF/Kg (2,78 e 2,60%, respectivamente) quando comparado aos peixes alimentados com 0 e 500 UF/Kg, entretanto esses valores estão bem abaixo do encontrado para outras espécies de peixe. A excreção de amônia e de fósforo não apresentou diferença significativa entre os tratamentos e em nenhum dos tempos de análise. Os resultados mostram que a adição de 1000 UF/Kg aumenta o crescimento e a retenção de nitrogênio e fósforo em robalo peva, mas não diminui a excreção de amônia e fósforo.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/441
Appears in Collections:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE LUIZ AUGUSTO ALTENBURG GOMES DE OLIVEIRA.09.05.2012.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LUIS AUGUSTO ALTENBURG GOMES DE OLIVEIRA1.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.