Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1010
Title: Perfil da percepção a respeito de zoonoses por um grupo de alunos do ensino fundamental e médio
Authors: Leite, Reneri de Melo Gonçalves
metadata.dc.contributor: Tadokoro, Carlos Eduardo
Keywords: Animais - Doenças - Veterinário - Homem - Questionário
Issue Date: 25-May-2023
Abstract: Zoonoses são doenças que são trazidas de animais para humanos e estão distribuídas pelo mundo, com diferentes níveis de aparecimento, dependendo de fatores ambientais de natureza física, químico-biológica, ou mesmo socioeconômica e cultural. Portanto, poder-se-ia supor que, quanto menor a interação direta entre o ser humano e os animais, menor a chance de transmissão das zoonoses. Contudo, em muitos contextos, a relação homem-animal proporciona diversos benefícios ao ser humano, como redução da ansiedade e estresse, melhora do humor e das relações sociais, além de promover uma melhor qualidade de vida. O presente trabalho trata, através de questionário online, da verificação do nível de conhecimento sobre as zoonoses, entre alunos do ensino fundamental e médio, e como os profissionais da área de saúde, incluindo médicos veterinários, têm influenciado nesta aquisição de informação. Os resultados apontam para uma maior conscientização sobre zoonoses, quanto maior é o nível escolar do aluno; mostram também que os principais divulgadores da informação são a internet e os professores. Portanto, nossos resultados apontam para a necessidade da inserção dos médicos veterinários na transmissão deste conhecimento, através de novas vias de interação com a comunidade.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1010
Appears in Collections:Ciência Animal (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE RENERI DE MELO GONÇALVES LEITE.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE RENERI DE MELO GONÇALVES LEITE997.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.