Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1010
Title: | Perfil da percepção a respeito de zoonoses por um grupo de alunos do ensino fundamental e médio |
Authors: | Leite, Reneri de Melo Gonçalves |
metadata.dc.contributor: | Tadokoro, Carlos Eduardo |
Keywords: | Animais - Doenças - Veterinário - Homem - Questionário |
Issue Date: | 25-May-2023 |
Abstract: | Zoonoses são doenças que são trazidas de animais para humanos e estão distribuídas pelo mundo, com diferentes níveis de aparecimento, dependendo de fatores ambientais de natureza física, químico-biológica, ou mesmo socioeconômica e cultural. Portanto, poder-se-ia supor que, quanto menor a interação direta entre o ser humano e os animais, menor a chance de transmissão das zoonoses. Contudo, em muitos contextos, a relação homem-animal proporciona diversos benefícios ao ser humano, como redução da ansiedade e estresse, melhora do humor e das relações sociais, além de promover uma melhor qualidade de vida. O presente trabalho trata, através de questionário online, da verificação do nível de conhecimento sobre as zoonoses, entre alunos do ensino fundamental e médio, e como os profissionais da área de saúde, incluindo médicos veterinários, têm influenciado nesta aquisição de informação. Os resultados apontam para uma maior conscientização sobre zoonoses, quanto maior é o nível escolar do aluno; mostram também que os principais divulgadores da informação são a internet e os professores. Portanto, nossos resultados apontam para a necessidade da inserção dos médicos veterinários na transmissão deste conhecimento, através de novas vias de interação com a comunidade. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1010 |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE RENERI DE MELO GONÇALVES LEITE.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE RENERI DE MELO GONÇALVES LEITE | 997.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.