Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1051
Título: | Impedanciometria como triagem auditiva em escolares do ensino fundamental II em uma escola pública de Vila Velha - ES |
Autor(es): | Magalhães, Betânia Nandolfo Orletti, Maria Clara Milli |
Orientador(es): | Silva, Rafaela Carolina Lopez Campos, Thaise Martins |
Palavras-chave: | Fonoaudiologia - Triagem auditiva - Imitânciometria - Escolares - Curva timpanométrica - Reflexos estapedianos |
Data do documento: | 8-Dez-2022 |
Resumo: | Introdução: A audição é extremamente importante para a aquisição da linguagem oral/fala; assim, as experiências auditivas constituem-se como condição indispensável para aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem. Objetivo: Realizar a triagem audiológica em crianças e adolescentes de uma Escola Pública de Vila Velha - ES, salientando sobre a importância da avaliação audiológica e a atuação do Fonoaudiológo. Metodologia: Estudo descritivo transversal prospectivo, realizado em uma escola pública do município de Vila Velha-ES nos turnos matutino e vespertino, participaram 52 alunos de ambos os sexos, cursando do 6º ao 9º ano. Todos foram submetidos a uma breve anamnese audiológica, realizado meatoscopia e imitanciometria. Os dados foram submetidos a análise descritiva. Resultados: A análise dos dados mostrou dos 52 alunos avaliados, 15 alunos apresentaram algum tipo de queixa auditiva, 48 alunos apresentaram curva timpanométrica do tipo A bilateral, apenas um aluno obteve curva timpanométrica tipo B bilateral e três alunos com curva timpanométrica do tipo Ar, sendo um aluno unilateralmente e dois alunos bilateralmente. Quatro participantes apresentaram reflexos estapedianos ausentes bilateralmente na frequência de 500Hz, três mostraram reflexos estapedianos ausentes bilateralmente na frequência de 4000Hz e cinco escolares apresentaram ausência dos reflexos em todas as frequências bilateralmente, 69,23% dos alunos da amostra apresentaram curva timpanométrica esperada para normalidade e reflexos estapedianos presentes, passando na avaliação com imitanciômetro. Conclusão: Houve um número significativo de curvas timpanométricas não esperadas para normalidade e reflexos estapedianos ausentes em alguma das frequências, o que representa falha nos alunos pesquisados. Espera-se que a pesquisa contribua para o entendimento dos gestores sobre a importância da avaliação audiológica e do fonoaudiólogo nas escolas, propiciando melhor qualidade de vida aos acadêmicos. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1051 |
Aparece nas coleções: | Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - BETÂNIA - MARIA CLARA.pdf | TCC - BETÂNIA NANDOLFO E MARIA CLARA MILLI | 163.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.