Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/177
Título: Tratamento com kefir previne a lesão aterosclerótica em aortas de camundongos LDLr(-/-)
Autor(es): Santanna, Adriélly Fiorese
Orientador(es): Andrade, Tadeu Uggere de
Palavras-chave: Estresse oxidativo - Anti-inflamatório - Probióticos - Citocinas - AOPP
Data do documento: 30-Jun-2015
Resumo: As doenças crônicas não-transmissíveis possuem alto impacto na saúde pública, dentre as quais se destacam as doenças cardiovasculares (DCV) por serem a principal causa de morte por doença no mundo e no Brasil. Modificações no estilo de vida e dietas vem sendo propostas para prevenção e tratamento de DCV. Adicionalmente, alimentos funcionais que atenuam a progressão dessas doenças vêm sendo estudados. O kefir é um probiótico que vem sendo proposto como adjuvante no tratamento das DCV, uma vez que tem sido reportada sua potente ação antioxidante e anti-inflamatória. O presente estudo investigou os efeitos da fração solúvel do leite fermentado por grãos de kefir no desenvolvimento da aterosclerose. Foram utilizados camundongos knockout para receptores de LDL colesterol (LDLr-/-), alimentados com dieta hipercalórica e tratados por 30 dias com a fração solúvel do Kefir ou leite por meio de gavage. Após a eutanásia, o sangue foi recolhido por punção cardíaca para análise de citocinas e perfil lipídico, foi realizada hepatectomia total após indução da morte para análises de AOPP e extração da aorta total para quantificação de deposição lipídica por en face. Os resultados mostraram que no grupo kefir houve uma significativa redução da progressão da placa aterogênica em comparação com o grupo que só recebeu dieta hipercalórica (DH) (8±1 vs. 22±2 %, respectivamente. p<0,05). Não houve redução de colesterol total nos animais tratados com kefir em relação do grupo DH. Na análise de citocinas, o kefir foi capaz de reduzir os níveis da IL-6 em relação ao grupo DH (137±12 vs. 236±26 pg/mL), aumentar os níveis de IL-10 (943±101 pg/mL; p<0,05) e reduzir a razão TNF-α/IL-10 em relação aos grupos DH e DN (0,6±0,1 vs. 1,5±0,2 e 1,5±0,2 pg/mL, respectivamente). Os níveis de AOPP foram reduzidos nos animais tratados com o kefir e com leite em relação aos grupos DN e DH (140±36 e 166±19 vs. 700±56 e 724±134 μmol/L/mg de proteína, respectivamente). Portanto, pode-se considerar que o leite fermentado por grãos de kefir exerce efeito na diminuição e prevenção do desenvolvimento da placa aterogênica em camundongos LDLr-/-, sem afetar os níveis de lipídios plasmáticos, através de seu efeito anti-inflamatório e antioxidante.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/177
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ADRIÉLLY FIORESE SANTANNA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ADRIELLY FIORESI SANTANNA1.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.