Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/202
Título : Alterações em linhagens de células placentárias e conversão de células T reguladoras por fármacos
Autor : Souza, Jéssica de Oliveira
metadata.dc.contributor: Tadokoro, Carlos Eduardo
Palabras clave : Medicamentos - Gravidez - Toxicidade - Tolerância imunológica
Fecha de publicación : 23-abr-2018
Resumen : A gravidez exige que o sistema imunológico materno reconheça, mas não rejeite, os antígenos paternos expressados no embrião. As evidências apontam que as células T reguladoras desempenham papéis importantes no estabelecimento e manutenção da tolerância imune ativa essencial para que não haja rejeição do feto semi-alogênico em desenvolvimento. Algumas substâncias são capazes em induzir a conversão de células T convencionais em células T reguladoras. Com isso, foi avaliado se os medicamentos ibuprofeno, paracetamol e cefalexina, que são de uso comum das grávidas, geram efeito sob a linhagem de trofoblastos de camundongos (SM9-1), tanto tóxicos quanto na influência da manutenção/conversão de células T reguladoras. As análises de toxicidade dos medicamentos sob as células SM9-1 foram feitas utilizando o método de conversão de MTT em formazam; já para os testes de conversão, foram utilizadas co-culturas de timo e baço de camundongos fêmeas da linhagem Swiss com SM9-1. Nossos resultados mostram que tanto o paracetamol quanto o ibuprofeno foram tóxicos nas concentrações 50,0; 25,0 e 12,5 mg/ml; a cefalexina apenas foi tóxica na concentração de 50 mg/ml. Com relação aos efeitos exercidos pelos medicamentos sobre as células T reguladoras, o paracetamol não interferiu em sua manutenção/conversão, enquanto o ibuprofeno (na dose 3,13 mg/ml) e cefalexina (na dose 6,25 mg/ml) demonstraram elevar a sua porcentagem. Apesar destas doses serem elevadas, quando comparadas às concentrações disponíveis in vivo nos seres humanos, é preciso levar em consideração as particularidades do metabolismo murino. Os efeitos supostamente benéficos (aumento da porcentagem de células T reguladoras) para prevenção de rejeição do feto pelo sistema imune materno também devem ser considerados com cautela, devido ao aumento de supressão do sistema imune.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/202
Aparece en las colecciones: Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE JÉSSICA DE OLIVEIRA SOUZA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JÉSSICA DE OLIVEIRA SOUZA1.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.