Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/304
Título: Uso da variabilidade da frequência cardíaca como índice de bem-estar animal em vacas produtoras de leite
Autor(es): Adamkosky, Mirella dos Santos
Orientador(es): Coelho, Clarisse Simões
Palavras-chave: Bovinos - Bem-estar - Cardiologia - ECG - Produção leiteira
Data do documento: 29-Fev-2016
Resumo: O bem-estar de um animal é determinado pela capacidade de evitar seu sofrimento mantendo seu desempenho produtivo, mas ainda existem muitas opiniões divergentes sobre os conceitos de bem-estar. As preocupações envolvendo o bem-estar animal adentraram o ambiente acadêmico, pois, inicialmente, a prerrogativa de evitar o sofrimento envolvia apenas animais de produção pecuária. Atualmente, isso estende-se aos animais usados em ensino e pesquisa. A avaliação do bem-estar animal é um procedimento científico e deve incluir aspectos relacionados com saúde, fisiologia, performance e medidas comportamentais. Dentre as formas de avaliar o estresse animal, podemos destacar a avaliação cardiológica, mais precisamente através de variáveis clínicas, tais como a frequência cardíaca e variabilidade da frequência cardíaca. O sistema nervoso autônomo participa da regulação dos processos fisiológicos, atuando em situações normais e também em condições patológicas. A variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é uma medida simples e não-invasiva que esta surgindo para determinar essa avaliação, sendo um dos mais promissores marcadores quantitativos do balanço autonômico. A VFC representa as oscilações entre as frequências cardíacas, ou seja, intervalos entre os batimentos cardíacos consecutivos (intervalos R-R). Uma VFC elevada representa uma boa adaptação de um individuo, possuindo mecanismos autonômicos eficientes, sugerindo ser um indivíduo saudável, e uma baixa da VFC representa uma ineficiência do sistema nervoso autônomo, levando a um mau funcionamento fisiológico, representando uma adaptação anormal do individuo. Essa mudança nos valores da VFC representa um indicativo do comprometimento da saúde de um individuo. Os objetivos desse experimento foram melhor compreender e interpretar a influência do estresse da cadeia produtiva leiteira sobre a variabilidade da frequência cardíaca de forma a torná-la um possível índice de mensuração do bem-estar animal em vacas produtoras de leite.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/304
Aparece nas coleções:Ciência Animal (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE MIRELLA DOS SANTOS ADAMKOSKY.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE MIRELLA DOS SANTOS ADMKOSKY411.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.