Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/319
Título: Avaliação do controle biológico como uma nova estratégia no combate a helmintos de pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus) com fungos nematófagos
Autor(es): Senna, Thiago
Orientador(es): Braga, Fabio Ribeiro
Palavras-chave: Peixe - Pinguim de Magalhães - Contracaecum pelagicum - Controle biológico
Data do documento: 29-Jun-2015
Resumo: Contracaecum gênero (Ascaridida: Anisakidae) é um parasita nematóide das aves Fisheating em todo o mundo. C. pelagicum, causa problemas gastrointestinais no pinguim de Magalhães. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de um fungo ovicida (Pochonia chlamydosporia) em ovos de C.pelagicum sob diferentes concentrações (500, 1500, 2000 e 3000 por uma placa de Petri). O efeito ovicida foi avaliado de acordo com as alterações morfológicas visualizadas a partir da casca de ovo; tipo 1, efeito fisiológico sem prejuízo morfológico à casca de ovo, tipo 2, efeito lítico com alteração morfológica da casca do ovo e do embrião e do tipo 3, efeito lítico com alteração morfológica da casca dos ovos e embriões, além de penetração de hifas e colonização interna dos ovos. No final da experiência, houve diferença significativa (P <0,01) na destruição de ovos (efeito de tipo 3) com os quatro concentrações testadas em comparação com o grupo de controlo. Não foi observada diferença (P> 0,01) sobre a atividade ovicida entre as quatro concentrações utilizadas. Na concentração de 3000 clamidporos foi observada a destruição de C. ovos pelagiucum foi de 46,2% após 7 dias.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/319
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE THIAGO SENNA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE ELIANA THIAGO SENNA704.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.