Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/321
Título: Avaliação da saúde de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) em condições in situ e ex situ no Espírito Santo, Sudeste do Brasil
Autor(es): Nóbrega, Yhuri Cardoso
Orientador(es): Araujo, Ana Carolina Srbek de
Palavras-chave: Crocodilianos - Medicina da Conservação - Hematologia - Bioquímica - Herpetologia
Data do documento: 28-Jun-2017
Resumo: Dentre os crocodilianos que ocorrem no Brasil, Caiman latirostris é o que apresenta situação mais complexa para a conservação. As populações remanescentes encontram-se fragmentadas e, em muitos casos, em locais sob forte pressão antrópica, havendo pouca informação a respeito do perfil sanitário da espécie. O presente estudo objetivou avaliar a saúde de populações de C. latirostris em condições in situ e ex situ na Mata Atlântica do sudeste do Brasil, por meio de avaliação clínica e análise de parâmetros hematológicos e bioquímicos; e determinar valores de referência para a espécie em cativeiro e em vida livre; além de avaliar seu uso como sentinela da saúde ecossistêmica. Foram amostradas três populações de C. latirostris no estado do Espírito Santo, sendo duas em vida livre e uma em cativeiro. Ao todo foram capturados 120 jacarés, sendo 103 de vida livre e 17 de cativeiro. O índice corporal (IC) foi diferente em fases distintas do desenvolvimento dos animais, havendo relação positiva entre IC e comprimento rostro-cloaca (CRC), tanto em animais in situ quanto ex situ. Todos os espécimes analisados apresentaram-se clinicamente saudáveis, embora 24 (20%) tenham sido positivos para hemoparasitas do gênero Hepatozoon - sete espécimes (7%) de vida livre e todos os animais amostrados em cativeiro. Animais infectados apresentaram valores maiores de volume globular e hemoglobina do que os negativos para Hepatozoon. Foram determinados os valores hematológicos e bioquímicos de referência para diferentes classes de tamanho em condições in situ e ex situ. Houve diferença quando comparados valores hematológicos e bioquímicos de animais de diferentes classes de tamanho em um mesmo ambiente e de classes de tamanho semelhantes entre os ambientes amostrados. Os dados obtidos indicam que C. latirostris é resistente à antropização, mas responde a alterações antrópicas em ambientes aquáticos, podendo ser utilizada como espécie sentinela. Neste sentido, o estudo da saúde de C.latirostris contribui para o monitoramento da saúde ambiental.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/321
Aparece nas coleções:Ciência Animal (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE YHURI CARDOSO NÓBREGA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE YHURI CARDOSO NÓBREGA2.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.