Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/333
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor | Da Silva Rosa, Teresa Cristina | - |
dc.contributor.author | Epichin, Kelly Schaefer David | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T13:24:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/333 | - |
dc.description.abstract | Com o crescente desenvolvimento das cidades, as Políticas Públicas deparam-se com grande desafio no que se refere à implementação efetiva da Mobilidade Urbana Sustentável. O caos que se instala no trânsito, impactando nocivamente no direito de ir e vir, resulta em efeitos danosos ao meio ambiente e à sociedade em virtude da crise de mobilidade que se instala no tecido urbano, exigindo uma boa gestão do poder público. Nesse cenário, elegeu-se como objetivo compreender a relação entre Mobilidade Urbana e a mitigação das questões ambientais, buscando meios de atrelar a Mobilidade Urbana e a sustentabilidade, com a implantação de políticas de Mobilidade Urbana Sustentável em áreas metropolitanas brasileiras através das estratégias de articulações municipais de mobilidade urbana, especialmente, com direcionamento para o Estado do Espírito Santo, com o recorte geográfico, abrangendo a cidade de Vitória e os municípios de Cariacica, Vila Velha e Serra. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se a pesquisa bibliográfica, priorizando o método descritivo e comparando as Políticas Públicas Municipais de Mobilidade Urbana Sustentável com a Matriz Analítica de Interface Municipal. Justifica-se o estudo no fato de que a crise da Mobilidade Urbana tem afetado a qualidade de vida e produzindo insatisfação, quanto à acessibilidade dos cidadãos às atividades básicas do cotidiano. Portanto, é relevante evidenciar as diretrizes elencadas nas politicas públicas e as estratégias que podem promover melhoria no âmbito da Mobilidade Urbana. Ao analisar o PDU dos municípios, objeto do estudo, considerou-se que as necessidades básicas de mobilidade estão presentes nas diretrizes elencadas, porém, muito ainda precisa ser trabalhado através de diagnóstico e intervenções eficientes e sustentáveis. Entendeu-se que a maior dificuldade não consiste na elaboração de propostas e colocá-las no papel, mas sim em retirá-las do papel e colocá-las em prática, de modo que se possa perceber seus resultados na rotina diária, com transformação na acessibilidade e na mobilidade que denota um cenário caótico nos quatro municípios objeto deste estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.vocabulary | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.vocabulary | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana sustentável: uma discussão sobre políticas públicas na região da Grande Vitória / ES (RMGV) | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.description.resumo | With the growing development of cities, the Public Policies encouter a challenge, as regarding the effective implementation of Sustainable Urban Mobility. The chaos that settles in traffic, impacting negatively on the right to come and go, results in harmful effects to the environment and society because of mobility crisis that settles in the urban fabric, what requires proper management of public power. In this scenario, it was aimed to understand the relationship between urban mobility and mitigation of environmental problems, seeking ways to harness urban mobility and sustainability, with the implementation of Sustainable Urban Mobility policies in Brazilian metropolitan areas through municipal joint strategies of urban mobility, especially in the case of the state of Espírito Santo, covering the city of Victoria and the municipalities of Cariacica, Vila Velha and Serra. As for the methodological procedures, it was used the literature, emphasizing the descriptive method and comparing the Municipal Public Policies for Sustainable Urban Mobility with the Analytical Matrix of Municipal Interface. The study is justified by the fact that the crisis of urban mobility has affected the quality of life, producing dissatisfaction regarding the citizens’ accessibility to basic daily activities. Therefore, it is important to highlight the guidelines listed in public policies and strategies that can promote improvement in the context of urban mobility. By analyzing the PDU of the municipalities, the object of study, it was considered that the basic needs of mobility are present in the listed guidelines, however, much still needs to be worked through diagnosis and effective and sustainable interventions. It was understood that the greatest difficulty does not consist in preparing proposals and put them on paper, but in removing them from the paper and putting them into practice, so that the results can be seen in the daily routine, with transformation in accessibility and mobility that denotes a chaotic scene in the four municipalities subject of this study. | pt_BR |
dc.description.embargo | 9999 | - |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE KELLY SCHAEFER DAVID EPICHIN.pdf Until 9998-12-31 | DISSERTAÇÃO FINAL DE KELLY CHAEFER DAVID EPICHIN | 2.88 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.