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https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/394
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor | Srbek-Araujo, Ana Carolina | - |
dc.contributor.author | Alvarenga, Aline de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-26T18:07:26Z | - |
dc.date.available | 2020-10-26T18:07:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/394 | - |
dc.description.abstract | A presença de rodovias margeando ou adentrando áreas protegidas é um fator agravante dos impactos negativos das estradas sobre a fauna silvestre. Número de espécies de fauna e flora associadas, características da paisagem no entorno, intensidade de tráfego, clima e sazonalidade são alguns dos elementos que podem influenciar as taxas de atropelamento de fauna no entorno de áreas protegidas O presente estudo teve como objetivo estabelecer os elementos da paisagem com maior influência e o efeito da sazonalidade e variáveis climáticas sobre o atropelamento de vertebrados silvestres em trecho de duas rodovias associadas ao Parque Estadual da Pedra Azul (PEPAZ), região serrana centro-sul do Espírito Santo, sudeste do Brasil. A coleta de dados foi realizada mensalmente, durante o período de janeiro a dezembro de 2015, em trecho de 20 km em cada rodovia (BR-262 e ES-164), totalizando 60 dias de amostragem por trecho. Foram registrados 355 eventos de atropelamento de vertebrados silvestres (Amphibia = 10; Reptilia = 40; Aves = 155; Mammalia = 149; vertebrado indeterminado = 1), totalizando pelo menos 82 táxons afetados na região (Amphibia = 4; Reptilia = 11; Aves = 47; Mammalia = 20). Entre as espécies registradas, uma ave e dois mamíferos são classificados como ameaçados de extinção. A taxa de atropelamento de vertebrados foi equivalente nas duas rodovias, sendo aves o grupo mais afetado na ES-164 e mamíferos na BR-262. Foi obtido um maior número de registros na estação chuvosa, embora não tenha sido observada diferença entre o número de registros obtidos em cada estação do ano quando comparadas as rodovias. Houve correlações positivas significativas entre a taxa de atropelamento mensal e a temperatura, embora a precipitação não tenha influenciado os eventos analisados. Quando avaliados os elementos da paisagem, a distância em relação ao corpo d’água mais próximo e o tipo de uso e ocupação do solo foram variáveis importantes para explicar o padrão de distribuição dos registros ao longo dos trechos de rodovia amostrados. Os atropelamentos de mamíferos estiveram associados com áreas de macega; aves com cultivos agrícolas e áreas edificadas; e répteis com áreas de pastagem. Os dados apresentados demonstraram que a estação do ano e a temperatura influenciaram os eventos de atropelamento e que o efeito de cada rodovia foi diferenciado para cada classe de vertebrados devido a peculiaridades no tipo de uso e ocupação do solo no entorno de cada trecho amostrado. As duas rodovias afetaram negativamente a fauna de vertebrados no entorno do PEPAZ, podendo acarretar impactos sobre toda biodiversidade local e regional, uma vez que essa área protegida integra um importante corredor ecológico da Mata Atlântica do Espírito Santo. É recomendado o estabelecimento de medidas para redução da velocidade e a instalação de mecanismos de transposição para a fauna nos trechos de rodovia adjacentes ao PEPAZ para conservação da biota em longo prazo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Atropelamento de fauna | pt_BR |
dc.subject | Ecologia de Estradas | pt_BR |
dc.subject | Hotspots de atropelamento | pt_BR |
dc.subject | Impacto de rodovias | pt_BR |
dc.subject | Mata Atlântica | pt_BR |
dc.subject.vocabulary | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.vocabulary | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | pt_BR |
dc.title | Influência da paisagem e da sazonalidade no atropelamento de vertebrados silvestres no entorno de uma área protegida no sudeste do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.description.resumo | The presence of roads bordering or entering protected areas is an aggravating factor for negative impacts of roads on wildlife. The number of fauna and flora species associated to the areas, landscape features, traffic intensity, weather and seasonality are some of the elements that can influence wildlife roadkill rates around protected areas. This study aimed to establish landscape elements with influence and the effect of seasonality and climatic variables on the wild vertebrates roadkill in two roads associated with the Pedra Azul National Park (PEPAZ), south-central mountain region of the state of Espírito Santo, southeastern Brazil. Data collection was carried out monthly during the period of January to December 2015, totaling 60 sampling days. We sampled 20 km on each highway (BR-262 and ES-164). We recorded 355 roadkill events of wild vertebrates (Amphibia = 10; Reptilia = 40; Aves = 155; Mammalia = 149; indeterminate vertebrate = 1), totaling at least 82 taxa affected in the region (Amphibia = 4; Reptilia = 11; Aves = 47; Mammalia = 20). One bird and two mammals are classified as threatened species. The roadkill rate was equivalent in the two highways. Birds were the most affected group in the ES-164 and mammals in the BR-262. A higher number of records were obtained in the rainy season, although it was not observed difference between the number of records obtained in each season when we compared the roads. There were significant positive correlations between the monthly rate of roadkill and temperature, despite precipitation did not influence the roadkill events. When assessing the landscape elements, the distance from the nearest waterbody and the type of land use were important variables to explain the pattern of distribution of records on the sampled highway stretches. The roadkiil of mammals were associated with “macega”; birds with crops and built-up areas; and reptiles with pasture. Our data demonstrated roadkill events in the studied region were influenced by season and temperature, and the effect of each road was different to each vertebrate class due to peculiarities in land use surrounding each road sampled section. The two highways negatively affected wild vertebrates around PEPAZ, and may result in impacts on local and regional biodiversity because this protected area is part of an important ecological corridor of the Atlantic Forest of the state of Espírito Santo. We recommend the establishment of measures to reduce speed and the installation of wildlife road-crossing structures in the highway stretches adjacent to PEPAZ for wildlife conservation in long term. | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
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