Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/426
Título: Crescimento de plantas de girassol (helianthus annuus L) tratadas com lodo de esgoto
Autor(es): Carvalho, José Carlos Abreu de
Orientador(es): Dobbss, Leonardo Barros
Palavras-chave: Resíduos urbanos - Biossólidos - Reciclagem agrícola
Data do documento: 30-Jun-2012
Resumo: O destino final do lodo de esgoto apresenta custos elevados, em torno de 50% para as estações de tratamento, podendo ser a reciclagem desse resíduo boa alternativa para esse fim, ou seja, o cultivo de plantas utilizando como substrato o lodo de esgoto pode ser uma excelente alternativa para a sua disposição final. Esse trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da utilização do lodo de esgoto sob diferentes características de crescimento de plantas de girassol sob duas condições experimentais (tratamentos): na forma de lodo de esgoto não esterilizado (“in natura”) e esterilizado. O lodo foi coletado em uma Estação de Tratamento de Esgoto do Município de Vila Velha. O experimento foi conduzido na casa de vegetação da UVV num esquema fatorial 8x2 constando de sete doses de lodo de esgoto (0; 1; 5; 15; 25; 50; 75 e 100%) entre as duas condições experimentais (lodo de esgoto esterilizado; e não esterilizado - “in natura”) e cinco repetições. Os resultados mostraram alterações significativas no desenvolvimento vegetal e na acumulação de nutrientes pelas plantas com a utilização dos diferentes tratamentos. A esterilização do lodo reduziu o seu efeito positivo no crescimento das plantas sugerindo que existe uma participação positiva de microrganismos no incremento do crescimento vegetal. Foi possível concluir que o lodo de esgoto por suas características químicas e facilidade de produção serve como um bom substrato orgânico para plantas de interesse ornamental tal como o girassol.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/426
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE JOSÉ CARLOS ABREU DE CARVALHO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JOSÉ CARLOS ABREU DE CARVALHO1.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.