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dc.contributorSoares, Charles Gladstone Duca-
dc.contributorSantos, Aureo Banhos dos-
dc.contributor.authorSilva, José Nilton da-
dc.date.accessioned2020-10-28T20:34:50Z-
dc.date.available2020-10-28T20:34:50Z-
dc.date.issued2015-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/427-
dc.description.abstractAs rodovias causam grandes impactos sobre a diversidade. Dentre estes impactos estão à fragmentação de habitats, isolamento de populações, perda de diversidade, perturbações sonoras, atropelamento de animais, quebra na conectividade de ambientes e efeito barreira, entre outros. Muitos desses impactos ocorrem em todos os locais onde existem rodovias, porém, estes impactos tornam-se mais preocupantes quando estas rodovias cortam fragmentos florestais com importância para conservação da biodiversidade. Este estudo foi desenvolvido na Reserva Biológica de Sooretama (ReBio Sooretama), localizada no norte do estado do Espírito Santo, possuindo aproximadamente 24.250 hectares de Mata Atlântica, sendo cortada em 5,3 km pela rodovia federal BR-101. Até os tempos atuais, não foram avaliados os impactos perpendicularmente as margens desta rodovia sobre a biota na ReBio Sooretama. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da rodovia sobre a diversidade de aves na Unidade de Conservação (UC). O desenho amostral foi definido para avaliar o efeito de borda com rodovia e sem rodovia e também amostramos uma área controle no interior (pontos centrais) da Unidade de Conservação totalizando 88 pontos de amostragem, adotando o método de pontos de escuta para estimativas da riqueza e abundância de aves. Foram realizadas seis amostragens entre os meses de março e novembro de 2014. Em cada amostragem realizou-se gravações de 10 min em cada ponto do desenho amostral. Foram registradas 149 espécies de aves nos oitenta e oito pontos amostrados no trabalho, sendo estas distribuídas em 18 ordens e quarenta e quatro famílias. No ambiente de influência da rodovia foram registradas 114 espécies, no ambiente sem rodovia 134 espécies e nos pontos centrais no interior da floresta 86 espécies. No entanto, só houve diferença significativa na riqueza e diversidade de espécies de aves entre os pontos centrais e os pontos da borda no ambiente associado à rodovia; entre os demais pontos não houve diferença. A análise de similaridade divide setores amostrados em três grandes grupos, evidenciando um efeito de borda sobre a comunidade de aves da área amostrada e uma diferença na composição de espécies entre a borda com rodovia e sem rodovia. O experimento com a intensidade dos ruídos e a comunicação das aves foi realizado nos 10 m, 200 m, 400 m, 600 m e 800 m de quatro transcectos da rodovia. Em cada um destes pontos foram realizados playback das seguintes espécies: Myrmotherula axillaris, Thamnophilus ambiguus, Drymophila squamata, Setophaga pitiayumi e Dendrocincla turdina. Para esta seleção foi consultado um referencial teórico compilado com o conhecimento prévio das espécies já existentes no local de estudo. O experimento foi realizado na época reprodutiva das aves. As amostragens foram efetuadas no mês de novembro de 2014, as mesmas tiveram início às 5h30min. Nas amostragens foram reproduzidas as vocalizações das espécies selecionadas, cada vocalização foi reproduzida duas vezes em cada ponto. O tempo de espera após cada vocalização foi de dois minutos, tendo início da cronometragem logo após o final das reproduções das vocalizações. No experimento foram utilizados decibilímetros, cronômetros, além das vocalizações das espécies selecionadas. Constatou-se que à medida que se afasta perpendicularmente da rodovia, a comunicação sonora das aves torna-se mais fácil entre os indivíduos. As espécies Myrmotherula axillaris, Thamnophilus ambiguus, Drymophila squamata, Setophaga pitiayumi e Dendrocincla turdina demonstraram tempo superior a sessenta segundos (com ausência de resposta para algumas espécies) para responder aos playbacks próximos à rodovia, e à medida que se afastava da rodovia o tempo de resposta foi menor chegando à resposta imediata. Observou-se que os ruídos dos pontos mais distantes da rodovia no ambiente viário possuem intensidade de ruídos similares aos pontos mais próximos da borda da área controle. Até os primeiros 200 m perpendicularmente a rodovia a comunicação das aves é bastante afetada pelos ruídos provenientes da rodovia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvifaunapt_BR
dc.subjectDistúrbio de comunicaçãopt_BR
dc.subjectDiversidade de avespt_BR
dc.subjectEfeito de bordapt_BR
dc.subjectMata Atlântica de tabuleiropt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMASpt_BR
dc.titleImpactos de rodovias sobre a comunidade de aves em uma área de Mata Atlântica no Brasilpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoRoads cause great impacts on diversity. Among these impacts are habitat fragmentation, isolation of populations, loss of biodiversity, noise pollution, animals‟ trampling, breach of environmental connectivity and barrier effect, among others. Many of these impacts occur in all locations where there are roads, but these impacts become more worrying when these roads cut through forest fragments that are important for biodiversity conservation. This study was conducted at the Biological Reserve Sooretama (ReBio Sooretama), located in the northern state of Espirito Santo, with approximately 24,250 hectares of Atlantic Forest, being cut by 5.3 km on the federal highway BR-101. Till today, the impact of this road on the biota in ReBio Sooretama was not evaluated. The aim of this study was to evaluate the effects of highway on the existing biodiversity in this Conservation Unit (UC). The sample design was set to evaluate the edge effect with road and no highway and also sampled an area control inside (central points) of conservation area totaling 88 sampling points, adopting the method of listening points to estimates of richness and abundance of birds. Six sampling campaigns between March and November 2014 were conducted. 10-min sound recordings were made in each sampling point. 149 bird species were recorded in the 88 points sampled, which are distributed in 18 orders and 44 families. In highway influences, environment 114 species were recorded, in no highway 134 species and in central points in the forest 86 species. However, there was only significant difference in the richness and diversity of bird species between the center points and the points of the border to the highway-associated environment; among other points, there was no difference. The similarity analysis divides sectors sampled in three groups, showing an edge effect on the bird community of the sampled area and a difference in species composition between the border with road and no highway. The experiment with the intensity of the noise in the communication of birds demonstrated bird communication becomes easier between individuals as it moves away from the highway. Species Myrmotherula axillaris Thamnophilus ambiguus, Drymophila squamata, Setophaga pitiayumi and Dendrocincla turdina responded longer than sixty seconds (with no response for some species) to playbacks next to the highway, and response time decreased to immediate response as the distance to the highway increased. It was observed that the noise from the farthest points of the highway in the road environment have similar intensity noise to the immediate vicinity of the border control area. To the first 200 m perpendicular to the highway communication of birds was greatly affected by noise from the highway.pt_BR
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