Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/435
Título: Excreção e toxicidade aguda em robalo peva (Centropomus parallelus) em diferentes salinidades
Autor(es): Medeiros, Lara Schayder de
Orientador(es): Gomes, Levy de Carvalho
Palavras-chave: Robalo peva - Excreção - Amônia - Salinidade - Histopatologia
Data do documento: 28-Fev-2013
Resumo: A piscicultura é uma atividade pode causar modificações na qualidade da água. O excesso de amônia nos peixes pode perturbar a troca gasosa branquial e o metabolismo oxidativo causando danos branquiais. O objetivo deste trabalho foi medir a taxa de excreção de amônia em Centropomus parallelus e verificar a toxicidade aguda de amônia em diferentes concentrações (0, 0,5 e 1 mg NH3/L) e em diferentes salinidades. A excreção tanto para o peixe alimentado como em jejum diminui exponencialmente com o aumento da salinidade. Hipertrofia e hiperplasia, foram as alterações predominantes na morfologia branquial dos peixes expostos à amônia. A atividade da GST no tratamento de 1mg/L NH3 na salinidade 40 apresentou valores significativamente maiores quando comparados com os demais tratamentos. Nos valores obtidos na atividade da enzima catalase e anidrase carbonica não foram observadas diferenças significativas. Com os resultados obtidos no estudo, podemos concluir que os juvenis do C. parallelus são tolerantes as concentrações de amônia em diferentes salinidades.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/435
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado EE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE LARA SCHAYDER DE MEDEIROS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LARA SCHAYDER DE MEDEIROS826.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.