Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorVargas, Leila César-
dc.contributor.authorMacedo, Silvia Regina Krüger-
dc.date.accessioned2020-10-30T15:03:43Z-
dc.date.issued2009-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/459-
dc.description.abstractO conceito de sustentabilidade tem sido amplamente internalizado nos processos produtivos e nas condutas cotidianas da sociedade, sendo imposto como condição de governabilidade para as nações. A atuação da Educação Ambiental no contexto empresarial desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, podendo influenciar diretamente na prevenção da poluição, na minimização de impactos, na redução dos custos envolvidos e de outros danos causados ao meio ambiente, além de promover uma imagem mais atraente para o mercado de consumo. Este estudo visa descrever o delineamento de um Programa de Educação Ambiental implantado em uma empresa situada no Município de Cariacica (ES). Quanto aos meios, a pesquisa classifica-se como estudo de caso exploratório, analítico descritivo, circunscrito `a descrição e análise de Programa de Educação Ambiental (PEA) implantado em uma Usina Siderúrgica situada no Município de Cariacica (ES). Como primeira etapa, foi realizada a análise documental retrospectiva de três anos (2006, 2007, 2008) de funcionamento do PEA, onde foi obtida parte dos dados necessários para a descrição das atividades desenvolvidas. Assim, foram analisadas informações sobre a programação dos módulos de Educação Ambiental; Relatórios de Avaliação do Programa e projetos vinculados; além da identificação de parâmetros quantitativos como o resultado das melhorias oriundas do PEA. Em continuidade, foram agendadas entrevistas com os envolvidos com o PEA com o objetivo de complementar as informações obtidas através da análise documental. Após a aquisição dos dados para a descrição das ações do PEA nos anos de 2006 a 2008, foi realizada a avaliação crítica para fundamentar a proposição de alternativas para a melhoria do Programa. Nesta segunda etapa de análise, foram elaborados gráficos comparativos dos formulários de avaliação de cursos e visitas orientadas. A Empresa relacionada ao presente estudo dispõe de programas próprios e coordenados por meio de uma Fundação. O foco de ação dos programas são as áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente e voluntariado, desenvolvidos juntamente com a comunidade do entorno. O programa de Educação Ambiental representa um dos programas coordenados pela empresa e tem buscado reforçar a relação de parceria e cooperação entre empresa-escola-comunidade, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida do município de Cariacica (ES). A criação do Programa de Educação Ambiental surgiu dada a grande importância do tema “Meio Ambiente” na região, levando-se em conta que a empresa possui um impacto econômico, social e ambiental considerável. O Programa de Educação Ambiental teve início a partir da assinatura de um convênio com a Secretaria de Educação Municipal de Cariacica. A proposta foi estimular o desenvolvimento de ações de educação ambiental no contexto escolar visando a ampliação da consciência sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais e sua relação com a qualidade de vida da população. De forma concomitante o programa buscava estabelecer um intercâmbio técnico-científico com as escolas divulgando através da visita de aluno e professores, os procedimentos da Gestão Ambiental da empresa. Durante três anos de implantação o Programa realizou diversos cursos com sensibilização para educadores da rede municipal, e através de visitas monitoradas recepcionou um grande contingente de alunos de escolas municipais, no Centro de Educação Ambiental desta Usina. A atuação deste Programa de Educação Ambiental tem contribuído no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do Município de Cariacica (ES) através da cooperação entre empresa-escola-comunidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMASpt_BR
dc.titleAnálise do funcionamento do programa de educação ambiental implantado em uma usina siderúrgica em Cariacica (ES)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe concept of sustainability has been largely internalized in the productive process and in the daily actions of society, being imposed as a government condition to nations. Environment Education operations in the business context play a fundamental role in society development, directly affecting pollution prevention, impacts minimization, involved cost reduction and other damages caused to the environment, besides promoting a more attractive image to the market. This study aims at the outline description of an Environment Education Program implemented by a company in the city of Cariacica (ES). As to the means, the research is classified as an exploratory, descriptive analytic, restricted to descriptions and analysis case study of the Environment Education Program (PEA) implemented by a Siderugic Plant in Cariacica (ES). For the first part, it was done a retrospective documental analysis of the last three years (2006, 2007, 2008) of the program, where part of the needed data was obtained to describe the developed activities. This way information about the program modules: Environment Education; Evaluation Reports and linked projects were analysed; besides quantitative parameters identification as the result of the improvements from PEA. Next, interviews with the people involved in the program were scheduled with the objective of complement the information gathered trough the documents analysis. After gathering the information to describe the actions of PEA between 2006 and 2008, critical evaluation were done to fundament the proposition of alternatives to improve the Program. In the second part of the analysis, comparatives charts from the course evaluation forms and oriented visits were elaborated. The company in case has its own social programs and ones coordinated by a Foundation. The focuses of the programs are education, health, culture, environment and volunteer work actions, developed together with the community around the company. The Environment Education Program represents one of the programs coordinated by the company and it has reinforced the partnership and cooperation relationship between company-school-community, contributing to the life quality improvement of Cariacica (ES). The creation of the Environment Education Program came up due to the great importance of the theme “Environment” in the region, taking into consideration that the company has a reasonable economic, social and environment impact. The Program started from the signature of an arrangement with Cariacica’s Educational Departments. The proposal was to stimulate the environment education actions in the school context aiming at the raise of awareness about the importance of preserving and conserving the natural resources and their relation with the life quality of the population. In a concomitant way the program tried to establish a technical-scientific exchange program in the schools, revealing through the students and teachers visit, the company’s Environment Management procedures. For three years, the Program did many sensitive courses to the City teachers, and through monitored visits to the plant’s Environment Center, welcomed a great number of students from public schools. The actions of the Environment Education Program have contributed to the development and improval of the life quality of Cariacica (ES) through the cooperation between company-schoolcommunity.pt_BR
dc.description.embargo9999-
Appears in Collections:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE SILVIA REGINA KRÜGER MACEDO.27.11.2009.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE SILVIA REGINA KRÜGER MACEDO4.4 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.