Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/487
Título: Parques urbanos na cidade contemporânea: classificar e qualificar
Autor(es): Mesquita, Raquel Corrêa
Orientador(es): Lyra, Ana Paula Rabello
Palavras-chave: Parques Urbanos - Sistema de espaços livres - Áreas verdes - Espaços Públicos - Vila Velha
Data do documento: 29-Mar-2019
Resumo: Os espaços livres nas cidades contemporâneas vêm adquirindo novos significados a partir da apropriação dos usuários e em função das transformações urbanas. Questões relacionadas a qualidade do ar, permeabilidade do solo, sensação térmica, segurança e saúde física da população vem sendo atreladas a ausência desses espaços na cidade. Destacam-se nesse contexto, em especial, pela dimensão e benefícios que proporcionam, os Parques Urbanos. Verifica-se, todavia, que existe uma falta de consenso em relação às definições, características, dimensões e proporções de áreas livres de uso público por habitantes no contexto da cidade. Ademais, ainda existem algumas lacunas em relação a definição de suas características e os critérios para implantação desses espaços na cidade, ficando a responsabilidade pelo estabelecimento e gestão desses, para o poder municipal. O presente estudo questiona em que medida tal lacuna interfere na distribuição qualificada dos espaços públicos da cidade e estabelece o objetivo de propor uma nova classificação para os parques urbanos a partir de seus atributos, no contexto da distribuição espacial de uma cidade, como forma de contribuir para o planejamento urbano, utilizando como recorte a regional administrativa 01 do município de Vila Velha, Espírito Santo. Nessa proposta são utilizados e revisados os estudos já realizados acerca dos espaços livres existentes da Regional 01 desse município, como base de dados para a análise da proposta de classificação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que inicia com a revisão bibliográfica do tema, de forma a criar o embasamento teórico necessário e identificar nas publicações existentes as classificações sobre parques e suas respectivas características, como forma de constituir o material necessário para analisar a regional de estudos. Essa fase resultou na identificação de seis classificações dentro da categoria de parques urbanos como espaço livre público, que foram descritas e utilizadas para a análise dos espaços livres existentes na regional 01 de Vila Velha. A partir desses dados foram propostas novas classificações, onde três das vinte praças mapeadas passaram a ser identificadas como parques, além das áreas de preservação já existentes, classificadas de acordo com suas características. Essa nova classificação favorece a identificação dos equipamentos públicos em defasagem na distribuição dos parques urbanos do município através dos respectivos raios de abrangência identificados nessa pesquisa. Esses dados contribuem para o planejamento urbano e para a implantação de futuros parques urbanos, na medida em que relaciona as características de cada classificação de parques em função de seu local de implantação. Com isso, auxilia na criação de um sistema de espaços livres no planejamento das cidades.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/487
Aparece nas coleções:Arquitetura e Cidade (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE RAQUEL CORRÊA MESQUITA 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE RAQUEL CORRÊA MESQUITA7.59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.