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Título: Aprimoramento cognitivo e concurseiros: um estudo etnográfico sobre o sujeito do desempenho em Vitória/ES
Autor(es): Augusto Filho, Florêncio
Orientador(es): Rosa, Pablo Ornelas
Palavras-chave: Homo oeconomicus - Empreendedor de si - Sujeito de desempenho - Concurseiro - Melhoramento cognitivo
Data do documento: 8-Mai-2020
Resumo: Esta dissertação de mestrado que tratou-se de uma pesquisa etnográfica tendo como objeto de investigação os concurseiros de um curso preparatório para concursos presencial na capital Vitória/ES, com o objetivo de compreender as razões que levam os concurseiros à dedicação aos estudos e melhora do desempenho em um cenário caracterizado pela racionalidade neoliberal segundo a analítica do empreendedor de si de Michel Foucault, assim como do sujeito do desempenho evidenciado por Byung-Chul Han. Tratou-se de pesquisa qualitativa realizada entre dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, com coleta de dados nas diversas ferramentas utilizadas nos estudos etnográficos, como questionário semiaberto, entrevista individuais e semi estruturadas orientadas por questionário, pesquisas nas redes sociais e no sítio oficial da organização social e diário de campo. Foram selecionados de forma voluntária, 14 concurseiros egressos de um total de 16 que fazem parte do grupo de concurseiros que frequentam os cursos presenciais e que estudam individualmente nas salas de estudo rotineiramente em um curso preparatório para concursos localizado no município de Vitória, capital do estado do Espírito Santo, cuja análise foi realizada através de uma abordagem quanti-qualitativa, através da técnica de análise circunscrita a uma perspectiva goffmaniana, utilizando a metáfora teatral, tendo como base o livro A representação do Eu na vida cotidiana. Após a análise, foram construídos os capítulos 3 e 4 que apresentam o concurseiro e suas características sociopolíticas e econômicas, cujas rotinas, regiões de fachada e de fundos em suas dimensões da realidade física e digital se interagem com os concurseiros na produção das relações de poder-saber oriundos suas subjetividades que os influenciam para uma vida de dedicação aos estudos, reorientação do aproveitamento do tempo diário para as atividades de estudo com o intuito em passar nos concursos públicos em detrimento de renúncias do tempo destinado para as demais interações sociais e até mesmo afetivas. Nas considerações finais, encontramos um sujeito de interesses, concurseiro egresso que atua de forma individualizante, exigente, proativo e acelerado como a própria razão neoliberal que o concebeu. Realiza seus estudos em um ambiente saturado de promessas e afirmações, que também sofrem influências pela busca da performance através do uso de substâncias estimulantes da mente, as smart drugs. Este sujeito do desempenho acredita que os fins para uma carreira pública promissora justificam os sacrifícios socioafetivos como meio para alcançá-los.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/502
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