Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/509
Título : Ame-es: associativismo digital e ativismo ambiental da meliponicultura capixaba
Autor : Silva, Saulo Cardoso Malbar da
metadata.dc.contributor: Mozine, Augusto Cesar Salomão
Palabras clave : Associativismo digital - Ativismo ambiental - Meliponicultura - Racionalidade ambiental
Fecha de publicación : 8-abr-2020
Resumen : Tem por objetivo estudar a Associação dos Meliponicultores do Espírito Santo – AME/ES, por meio de seus canais de interação com seus membros e interessados, como o grupo “Meliponicultura - ES 2”, no aplicativo WhatsApp, nas redes sociais, nos eventos presenciais e por meio de entrevistas discursivas com atores sociais relevantes para a pesquisa. O trabalho tem como base teórica as discussões dos autores Enrique Leff e Félix Guattari, sobre Ecologia Política e Racionalidade Ambiental, que atravessam todo o processo micropolítico do ativismo ambiental, os estudos de Lígia Lüchmann, sobre associativismo e como base metodológica, os direcionamentos sobre abordagens etnográficas, de Paul Little, Daniel Miller e Don Slater. Busca-se compreender o impacto das ações da Associação para a construção de uma racionalidade ambiental, entre os associados e não associados, potencializados pelo uso dos recursos digitais. Nesta análise o estudo se conecta à Educação Ambiental Crítica e aos processos de polinização das abelhas sem ferrão, que abrem o debate sobre Nature Based Solutions. Como resultado, pode-se afirmar que as redes sociais são ferramentas potencializadoras do associativismo praticado pela AME-ES, contribuindo de forma considerável para a construção de uma realidade mais sustentável, fomentando o ativismo ambiental na meliponicultura capixaba.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/509
Aparece en las colecciones: Sociologia Política (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE SAULO CARDOSO MALBAR DA SILVA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE SAULO CARDOSO MALBAR DA SILVA2.89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.