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dc.contributorRosa, Pablo Ornelas-
dc.contributor.authorMarchesi, Valéria Barros dos Santos-
dc.date.accessioned2020-11-04T17:09:20Z-
dc.date.available2020-11-04T17:09:20Z-
dc.date.issued2020-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/512-
dc.description.abstractEsta pesquisa se lança sobre os discursos e práticas pastorais da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na produção de sujeitos generificados, em uma trama na qual a mulher assume o fulcro familiar, se constituindo como principal alvo de agenciamento. Diante disso, problematizo: estariam e em que medida as técnicas de constituição do comportamento sexual e de modelação do arranjo familiar servindo a uma estratégia de poder que transcende objetivos religiosos? O objetivo é compreender como a IURD orienta seus fiéis, e essencialmente as mulheres, em questões acerca de gênero, sexualidade e a preservação da família heterossexual. A hipótese que tenciono é: a IURD opera como uma tecnologia de poder produtora de sujeitos politicamente dóceis e economicamente úteis, com fins de fortalecer seu projeto de hegemonia conservadora nos costumes, marcada pela família tradicional patriarcal, na política, pela orientação do voto, e no campo econômico, pela TP de orientação neoliberal. Como base teórica metodológica utilizei as noções de Michel Foucault que tencionam acerca dos múltiplos dispositivos e tecnologias de poder que incidem sobre os sujeitos, com fim de modelagem subjetiva dos mesmos, adotando o método etnográfico da observação participante no Templo de Salomão em São Paulo-SP, bem como na maior sede da IURD no Espírito Santo-ES, a Catedral de Vitória. Verificamos que o homem e a mulher têm suas subjetividades definidas como alvo de seus dispositivos pastorais de dominação e imposição de verdades. Assim, a IURD desloca-se de um lugar meramente inscrito na esfera religiosa e emerge como uma tecnologia produtora de sujeitos. A família aqui descrita emerge como modelo de arranjo assaz favorável a um cenário neoconservador e neoliberal, bem como, pelo que tenciono como “pedagogia do voto”, os sujeitos religiosos convertem-se para atuarem também como sujeitos políticos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFamília Tradicionalpt_BR
dc.subjectNeoconservadorismopt_BR
dc.subjectNeopentecostalismopt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.titleA igreja Universal do Reino de Deus e a tecnologia de produção de sujeitos: subjetividades heteronormativas e performatividade familiarpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis research aims to study the pastoral discourses and practices of the Universal Church of the Kingdom of God (IURD) in the production of gendered subjects, in a scheme in which the woman assumes the core of the family, becoming the main target of agency. In view of this, I question: are they and to what extent are the techniques for constituting sexual behavior and shaping the family arrangement serving a power strategy that transcends religious purposes? The objective of the research is to understand how the IURD guides its faithful, and essentially women, in questions about gender, sexuality and the preservation of the heterosexual family. The hypothesis that I adopt is: the IURD operates as a technology of power that produces politically docile and economically useful subjects, in order to strengthen its project of conservative hegemony in customs, evidenced by the traditional patriarchal family, in politics by the orientation of the vote, and in the economic field by the neoliberal oriented PT. As a methodological theoretical basis, I used the notions of Michel Foucault who discuss the multiple devices and technologies of power that affect the subjects, in order to subjectively model them, adopting the ethnographic method of participant observation in the Temple of Solomon in São Paulo-SP , as well as in the largest IURD headquarters in Espírito Santo-ES, the Vitória Cathedral. We found that men and women have their subjectivities defined as the target of their pastoral devices of domination and imposition of truths. Thus, the IURD moves from a place merely framed in the religious sphere and emerges as a technology that produces subjects. The family described here emerges as a model of arrangement quite favorable to a neoconservative and neoliberal scenario, as well as, for what I intend as a “voting pedagogy”, religious subjects are converted to also act as political subjects.pt_BR
Appears in Collections:Sociologia Política (Dissertações)

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