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Título: Sobrevivência de ninhos artificiais: testando efeitos de rodovia, tipo de ninhos e ovos
Autor(es): Silva, Gleidson Ramos da
Orientador(es): Soares, Charles Gladstone Duca
Palavras-chave: Efeito de borda - Impactos de rodovia - Reprodução - Restinga
Data do documento: 28-Fev-2019
Resumo: A predação de ninhos é a principal causa na redução do tamanho populacional de aves e seus efeitos podem variar no espaço, tempo e devido a fatores intrínsecos. Investigamos a sobrevivência de ninhos artificiais em duas fitofisionomias da restinga (Formação Arbustiva Aberta não Inundável e Mata Periodicamente Inundável). Nosso objetivo foi contribuir com informações que pudessem reduzir as limitações e melhorar a aplicabilidade do uso de ninhos artificiais em experimentos e gerar informações para o melhor entendimento dos fatores que afetam a sobrevivência de ninhos em áreas influenciadas por rodovia. As coletas foram realizadas no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Guarapari, ES. No primeiro capítulo investigamos fatores intrínsecos, sendo eles a variação na sobrevivência de dois tipos de ninhos artificiais (aberto e fechado) e dois tipos de ovos (Synoicus chinensis - codorna chinesa e Coturnix japonica - codorna japonesa) que variam em tamanho e coloração. A taxa de sobrevivência foi maior em ninhos fechados do que em abertos e indiferente em relação ao tipo de ovo. No segundo capítulo, foi analisada a variação na sobrevivência de ninhos artificiais em áreas de bordas associadas à rodovia e interior das duas fitofisionomias. Analisamos também o efeito de fatores espaciais, temporais e do fluxo de diário de veículos sobre a sobrevivência dos ninhos nas duas fitofisionomias. A taxa de sobrevivência foi menor na mata fechada do que na vegetação aberta. A taxa de sobrevivência foi menor no meio da estação reprodutiva na mata aberta, e diminuiu com o avanço da estação na mata fechada. Excluindo a margem da rodovia (3m), a taxa de sobrevivência foi positivamente relacionada à distância da rodovia indo de 3 a 150 m na mata fechada, mas não foi relacionada à distância na mata aberta. O fluxo de veículos apresentou efeito positivo na mata aberta e neutro na fechada.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/538
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