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Title: Análise dos registros de violência escolar do ensino fundamental de uma escola da rede pública
Authors: Penha, Alexandro dos Anjos da
metadata.dc.contributor: Pylro, Simone Chabudee
Prates, Maria Riziane Costa
Keywords: Violência - Violência escolar - Livro de ocorrência - Enfrentamento
Issue Date: 23-Aug-2019
Abstract: A violência está presente no ambiente escolar e, por vezes, confunde-se com a indisciplina frente às regras institucionais. Também pode estar associada a fatores externos tais como: proximidade com o tráfico, problemas familiares, violência estrutural, cultural, criminal, institucional, interpessoal, de gênero, física, psicológica. Este trabalho analisou os registros de violência escolar dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública do município de Mucuri – BA, de modo a compreender se a escola possui alguma proposta de enfrentamento frente à violência escolar. Foi realizada uma pesquisa documental, por meio de um levantamento do total de alunos no Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino dos anos de 2014 a 2018, que se envolveram em situações de violência escolar, registrados nos livros de ocorrências, nos relatórios arquivados na orientação escolar, bem como seus encaminhamentos. Realizou-se uma tabulação, a partir de uma classificação das ocorrências registradas, inspirada em Minayo (2013). As ocorrências foram analisadas de modo quantitativo (frequência simples) e qualitativo, a partir de uma categorização, com base na autora supracitada. Constatou-se que a escola possui uma forma genérica e não específica de enfrentamento à violência escolar, pautada na ocorrência, advertência e suspensão, excluindo o aluno do ambiente escolar. Os registros de violência mais recorrentes foram os de violências interpessoal e física. Tais práticas pareceram contribuir para com a repetência e evasão, sendo os 3º e 4º anos os mais afetados pela violência nessa instituição de ensino. Dentre os alunos mencionados nos referidos registros, um número pequeno de 14 alunos se envolveu com o crime, em especial, o furto e o tráfico de drogas. Acreditamos no êxito do combate à violência no ambiente escolar se forem desenvolvidas estratégias que permitam identificar e melhor encaminhar as ocorrências, distribuindo-se as responsabilidades, mantendo-se o aluno no ambiente educacional, e treinando-se o profissional de educação para lidar com tal fenômeno.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/550
Appears in Collections:Segurança Pública (Dissertações)

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