Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/550
Título: | Análise dos registros de violência escolar do ensino fundamental de uma escola da rede pública |
Autor(es): | Penha, Alexandro dos Anjos da |
Orientador(es): | Pylro, Simone Chabudee Prates, Maria Riziane Costa |
Palavras-chave: | Violência - Violência escolar - Livro de ocorrência - Enfrentamento |
Data do documento: | 23-Ago-2019 |
Resumo: | A violência está presente no ambiente escolar e, por vezes, confunde-se com a indisciplina frente às regras institucionais. Também pode estar associada a fatores externos tais como: proximidade com o tráfico, problemas familiares, violência estrutural, cultural, criminal, institucional, interpessoal, de gênero, física, psicológica. Este trabalho analisou os registros de violência escolar dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola da rede pública do município de Mucuri – BA, de modo a compreender se a escola possui alguma proposta de enfrentamento frente à violência escolar. Foi realizada uma pesquisa documental, por meio de um levantamento do total de alunos no Ensino Fundamental I do 1º ao 5º ano dos turnos matutino e vespertino dos anos de 2014 a 2018, que se envolveram em situações de violência escolar, registrados nos livros de ocorrências, nos relatórios arquivados na orientação escolar, bem como seus encaminhamentos. Realizou-se uma tabulação, a partir de uma classificação das ocorrências registradas, inspirada em Minayo (2013). As ocorrências foram analisadas de modo quantitativo (frequência simples) e qualitativo, a partir de uma categorização, com base na autora supracitada. Constatou-se que a escola possui uma forma genérica e não específica de enfrentamento à violência escolar, pautada na ocorrência, advertência e suspensão, excluindo o aluno do ambiente escolar. Os registros de violência mais recorrentes foram os de violências interpessoal e física. Tais práticas pareceram contribuir para com a repetência e evasão, sendo os 3º e 4º anos os mais afetados pela violência nessa instituição de ensino. Dentre os alunos mencionados nos referidos registros, um número pequeno de 14 alunos se envolveu com o crime, em especial, o furto e o tráfico de drogas. Acreditamos no êxito do combate à violência no ambiente escolar se forem desenvolvidas estratégias que permitam identificar e melhor encaminhar as ocorrências, distribuindo-se as responsabilidades, mantendo-se o aluno no ambiente educacional, e treinando-se o profissional de educação para lidar com tal fenômeno. |
URI: | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/550 |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE ALEXANDRO DOS ANJOS DA PENHA 2019.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE ALEXANDRO DOS ANJOS DA PENHA | 727.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.