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Title: Práticas de violências nos cotidianos de escola: efeitos e sentidos compartilhados entre os praticantes
Authors: Figueiredo, Lucas
metadata.dc.contributor: Gomes, Maria Regina Lopes
Pylro, Simone Chabudee
Keywords: Segurança Pública - Educação - Cotidianos de Escolas - Violências
Issue Date: 28-May-2019
Abstract: Esta pesquisa problematiza diferentes processos de produção de violências tecidos nos cotidianos de uma escola de ensino fundamental, considerando que violências em contextos escolares também tem sido uma questão relevante para elaboração de políticas de segurança pública para as infâncias e adolescências. Objetiva compreender os processos de produção de violências em uma escola de ensino fundamental, situada no bairro Boa Vista, no Município de Vila Velha, procurando pistas, indícios dessas praticas políticas de violências e seus efeitos nas relações e sentidos de escola tecidos, a fim inventar, com os praticantes cotidianos, outros modos de habitar nesses cotidianos que sejam mais amorosos, acolhedores e solidários contribuindo para minimizar os processos de violências que nesses cotidianos se tecem. Assume como referencial teórico-metodológico-epistemológico-político a tessitura do conhecimento em redes e o pensamento complexo como possibilidades de compreender esses processos de produção de violências, e as orientações das pesquisas com os cotidianos, com foco nas teorias das práticas cotidianas, como políticas dos cotidianos. Na produção dos dados, para se aproximar a complexidade das redes e acompanhar suas tessituras, fez usos de instrumentos-conversas, conversas, documentos oficiais da escola, encontros com o coordenador, a diretora e com a pedagoga, imagens-narrativas, textos dos estudantes entre outros procedimentos como uma maneira de ampliar as relações com esses cotidianos e tentar compreender os movimentos dessas redes que tramam as praticas políticas que nos interessaram durante a pesquisa com os cotidianos. Os trabalhos de campo envolveram ainda uma articulação com o grupo de pesquisa do CNPq “Currículos-formação em redes, cotidianos de escolas e direitos humanos”, por meio da pesquisa Redes que tecem Educação, Culturas, Currículos e Direitos Humanos: situações de fracasso escolar, cotidianos de escolas, violências e direitos humanos, que também é realizado com as crianças e adolescentes do 1º ao 5º anos que praticam e sofrem violências na escola, incluindo aquelas em situações de fracasso escolar. Partindo dessas orientações teórico-metodológicas e políticas, os dados produzidos foram tratados numa perspectiva qualitativa e quantitativa. Seguiu as orientações dos intercessores teóricos “Michel de Certeau”, “Humberto Maturana”, “Jorge Larrosa”, “Carlos Eduardo Ferraço”, “Nilda Alves”, “Miriam Abramovay”, “Bernard Charlot” entre outros que auxiliaram nas problematizações e análises dos dados produzidos. Os resultados deram pistas de que as praticas políticas de violências tecidas em meio às redes cotidianas apontam certo modo de pensar fazer às dinâmicas escolares impregnado pelas burocracias e legalismos, pela disciplina e controle dos corpos, evidenciando muitas vezes certos distanciamentos das diferenças, dos modos de viver, dos valores, das expectativas e desejos, das questões sociais entre outros elementos que falam das existências das infâncias e adolescências que habitam nesses cotidianos. Indicaram ainda que essas praticas políticas tecidas pelos docentes, pedagoga, coordenador entre outros praticantes cotidianos também são afetadas pelas angústias, sofrimentos, desesperanças, doenças, tristezas, descasos, sensação de incapacidade que têm pertencido a vidas de professoras na atualidade. Outros fios de redes, ao mesmo tempo, indicaram uma vontade viver pela solidariedade, afetos, amizades e aposta na escola como um espaço tempo de ampliação e potência da vida.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/567
Appears in Collections:Segurança Pública (Dissertações)

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