Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorGomes, Maria Regina Lopes-
dc.contributorCampos, Carmen Hein de-
dc.contributor.authorZamprogno, Daniela Braga Araújo-
dc.date.accessioned2021-05-20T20:26:06Z-
dc.date.available2021-05-20T20:26:06Z-
dc.date.issued2017-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/620-
dc.description.abstractEsta dissertação, insere-se nos estudos e debates da linha de pesquisa Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e tem como como objeto de estudo as problematizações das práticas de violências homofóbica e transfóbica realizadas nos cotidianos de escolas, considerando os desdobramentos das diretrizes curriculares estabelecidas no Plano Estadual de Educação. O desejo de compreender e visibilizar os mecanismos e interesses históricos, sociais, culturais e políticos que provocaram a retirada da pauta o debate das diversidades de gêneros do PEE – Plano Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo – e os desdobramentos dessa medida nas praticas políticas cotidianas, como uma possibilidade de fortalecimento de práticas excludentes, aproxima-nos de uma escola estadual de ensino médio, objetivando compreender os desdobramentos dos indicativos curriculares, prescritos no PEE, em relação aos debates de gênero nas práticas docentes, nos currículos e na (re)produção de violências homofóbica/transfóbica nos cotidianos, a fim de problematizar os processos de exclusão produzidos. Como caminho teóricometodológico-epistemológico e político, lança mão dos estudos e pesquisas com os cotidianos como um modo de aproximação dos cotidianos da escola. As imagens narrativas e as conversas com os praticantes dos cotidianos da escola foram usadas como procedimentos para produção dos dados. Acredita-se que a retirada das expressões “gênero” e “orientação sexual” no Plano Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo, pode afetar os processos de (re) produção dessas violências, as práticas docentes e os currículos realizados nas escolas. Uma conversa com o deputado estadual que propôs a retirada das expressões supracitadas do PEE também foi realizada na tentativa de compreender as motivações dessas atitudes, considerando a luta por uma sociedade justa, solidária e acolhedora para todas as pessoas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOrientação Sexualpt_BR
dc.subjectIdentidade de Gêneropt_BR
dc.subjectCotidianos de escolaspt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectPlano Estadual de Educaçãopt_BR
dc.titleSobre os processos de invisibilidade dos debates de gênero e orientação sexual no plano estadual de educação: uma conversa com os cotidianos de uma escola estadual de ensino médio e outros contextospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis dissertation is part of the studies and debates of the research line Justice, Human Rights and Citizenship and has as its object the study the problematic practices of homophobic and transphobic violence carried out in the daily life of schools, considering the unfolding of the curricular guidelines established in the State Education Plan. The desire to understand and make visible the historical, social, cultural and political mechanisms and interests that led to the withdrawal of the agenda, the debate on the gender diversity of the State Education Plan of the State of Espírito Santo, and the unfolding of this measure in political practices as a possibility to strengthen exclusionary practices, approaches us to a state high school in order to understand the unfolding of curricular codes prescribed in the SEP in relation to gender debates in teaching practices, curricula and (re) Production of homophobic / transphobic violence in daily life, in order to problematize the processes of exclusion produced. As a theoretical-methodological-epistemological and political path, it makes use of studies and researches with daily life as a way of approaching the school environment. The images and conversations with the practitioners of the daily life of the school were used as procedures for the production of the data. It is believed that the withdrawal of the expressions "gender" and "sexual orientation" in the State Education Plan of the State of Espírito Santo, can affect the Processes of (re) production of these violence, teaching practices and curricula carried out in schools. A conversation with the state deputy who proposed the withdrawal of the above expressions of the SEP was also carried out in an attempt to understand the motivations of these attitudes, considering the struggle for a just, supportive and welcoming society for all people.pt_BR
Appears in Collections:Segurança Pública (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE DANIELA BRAGA ARAUJO ZAMPROGNO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE DANIELA BRAGA ARAÚJO ZAMPROGNO5.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.