Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/788
Título: Níveis de fitase sobre desempenho, parâmetros e ósseos e bioquímicos de suínos em crescimento
Autor(es): Magnago, João Gabriel Pereira
Orientador(es): Haese, Douglas
Palavras-chave: Cálcio - Enzima - Fitato - Fósforo - Crescimento
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: Dentro da dieta de monogástrico os principais ingredientes utilizados são de origem vegetal. Porém estes alimentos em sua composição possuem alguns complexos de minerais chamados de fitatos. Estes fitatos são minerais fortemente agregados que passam pelo trato gastrointestinal e pouco se é absorvido, indisponibilizando principalmente o fósforo e cálcio para o animal, além de causar poluição ambiental. Por tais motivos se faz necessário adicionar enzimas como a fitase para desagregar estes complexos e disponibilizar estes minerais para os animais. Neste contexto, o experimento foi conduzido para avaliar os efeitos de diferentes níveis de fósforo disponível com fitase, ou seja, abaixo do recomendado por Rostagno et al. (2007). O estudo foi realizado com 64 suínos, entre machos e fêmeas de linhagem genética Agroceres PIC®, com peso inicial médio de 23,306 ± 2,456 kg. Distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com 4 tratamentos, 8 repetições e 2 animais por unidade experimental. Os tratamentos foram: tratamento 1 com 0,100% de fósforo disponível e sem adição de fitase; Tratamento 2 com 0,100% de fósforo disponível e 300 FTU de fitase; Tratamento 3 com 0,100% de fosforo disponível e 600 FTU de fitase; Tratamento 4 com 0,100% de fósforo disponível e 1200 FTU de fitase. Foram avaliados ganho de peso, consumo de ração, conversão alimenta; e análises séricas e ósseas dos animais. Com resultados satisfatórios com níveis próximos de 300 ftu adicionados á ração.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/788
Aparece nas coleções:Ciência Animal (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE JOÃO GABRIEL PEREIRA MAGNAGO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JOÃO GABRIEL PEREIRA MAGNAGO126.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.