Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/975
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor | Costa, Marco Aurélio Borges | - |
dc.contributor.author | Araujo, Luciene Vianna de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T18:39:56Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T18:39:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/975 | - |
dc.description.abstract | O que se pretendeu com esse estudo foi saber se os docentes que compõem a formação continuada do Município de Vila Velha possuem conhecimento em matéria de Direitos Humanos, que possam refletir diretamente na inclusão social e na dignidade humana. Diante deste problema, pretendeu-se responder à questão crucial desta pesquisa: “Os professores que ministram a formação continuada, conhecem a Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Matéria de Direitos Humanos (2011)”? Sendo assim, no tópico inicial da pesquisa, foi descrito vasto contexto histórico da Educação em Direitos Humanos. Logo foi abordado a formação docente e práticas pedagógicas em direitos humanos, e suas relações que aludem a aspectos de políticas públicas em direitos humanos, unidos à educação. Buscou-se descrever como a Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Matéria de Direitos Humanos, e a Educação em Direitos Humanos primam por atividades de formação continuada e divulgação de informações destinadas a criar um campo nos direitos humanos para a cultura de paz, utilizando a construção de conhecimentos e a formação de atitudes. Partimos da hipótese de que é preciso criar diretrizes para se colocar em prática as mudanças, por isso, o produto técnico produzido em decorrência da presente pesquisa foi uma Minuta de DIRETRIZES para Formação de Professores voltadas para os Direitos Humanos no município de Vila Velha – ES. A investigação foi realizada entre julho/2022 a dez/2022, tendo como campo empírico, o local de formação de professores de Vila Velha, em que a autora também faz parte da equipe. O estudo contou com amplo levantamento bibliográfico, abarcando resoluções e leis, na perspectiva de mapear como as políticas educacionais são contempladas no processo de formação continuada de professores. A metodologia utilizada foi a quantitativa, por meio de questionário, tendo a Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Matéria de Direitos Humanos homologada em 2011, como pilar norteador. Ao final da pesquisa, ficou corroborado a lacuna na formação continuada do município, evidenciando a necessidade de elaboração de diretrizes norteadora para a formação permanente e continuada em direitos humanos na educação de Vila Velha. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Educação em direitos humanos e a efetivação das políticas públicas de formação docente em Vila Velha- ES | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.description.resumo | The aim of this study was to find out if the teachers who make up the continuing education program in the municipality of Vila Velha have knowledge in the field of Human Rights that can directly reflect on social inclusion and human dignity. Given this problem, the crucial question of this research was addressed: "Do teachers who teach continuing education know the United Nations Declaration on Education and Training in Human Rights (2011)?" Thus, in the initial topic of the research, a broad historical context of Human Rights Education was described. Teacher training and pedagogical practices in human rights were then addressed, as well as their relationships that allude to aspects of public policies in human rights, linked to education. It was sought to describe how the United Nations Declaration on Education and Training in Human Rights, and Human Rights Education, emphasize continuing education activities and dissemination of information aimed at creating a field in human rights for a culture of peace, using the construction of knowledge and the formation of attitudes. We started from the hypothesis that it is necessary to create guidelines to put the changes into practice, thus the technical product produced as a result of this research was a MINUTE of GUIDELINES for Teacher Training focused on Human Rights in the municipality of Vila Velha - ES. The research was conducted between July/2022 and December/2022, with the empirical field being the teacher training location in Vila Velha, where the author is also part of the team. The study relied on extensive bibliographic research, covering resolutions and laws, with the perspective of mapping how educational policies are contemplated in the process of teachers' continuing education. The methodology used was quantitative, through a questionnaire, with the United Nations Declaration on Education and Training in Human Rights, approved in 2011, as a guiding pillar. At the end of the research, the gap in continuing education in the municipality was corroborated, highlighting the need for the development of guiding guidelines for permanent and continuing education in human rights in education in Vila Velha. | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCIENE VIANNA DE ARAUJO .pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCIENE VIANNA DE ARAUJO | 572.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.