Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1019
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorOliveira, Melissa Ramos da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Paula Emely Cabral Torres-
dc.date.accessioned2023-11-20T14:14:00Z-
dc.date.available2023-11-20T14:14:00Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1019-
dc.description.abstractEssa dissertação estuda a relação pessoa-ambiente (RPA), especificamente a relação aluno-sala de aula, para tanto seu recorte buscou compreender o processo de foco e atenção neste espaço, a partir do campo das Neurociências. A escolha da inserção de mais um campo teórico nesta pesquisa da RPA parte da compreensão de que estes mecanismos cerebrais contribuem à aprendizagem e o seu uso adequado pode: otimizar as práticas de ensino (CONSEZA; GUERRA, 2011); melhorar a preparação de quem ensina; e ajudar a facilitar os processos de quem aprende independentemente da idade (MORA, 2013). Desta forma, acredita-se que a arquitetura também pode contribuir para este processo, pois parte-se do pressuposto que determinadas configurações ambientais podem facilitar, permitir ou até mesmo acionar os recursos neuropsicofisiológicos (SILVEIRA; FELIPPE, 2019). Assim, compreende-se que o projeto de ambientes de ensino, como a sala de aula, pode explorar potenciais que vão além da funcionalidade e do uso, podendo materializar as necessidades físicas e mentais dos usuários (FARIA, 2018). Deste modo, o objetivo deste trabalho é compreender como a cor, um dos elementos visuais do espaço arquitetônico da sala de aula, impacta na promoção do foco e da atenção durante o processo de ensinagem. Esta pesquisa se justifica a partir da necessidade de se aprofundar a compreensão sobre o impacto dos espaços construídos no comportamento humano. A metodologia utilizada para tal objetivo abarcou a abordagem multimétodos, a partir de uma pesquisa de natureza aplicada, explicativa e experimental, com abordagem qualitativa. Para tanto, este estudo foi desenvolvido a partir de quatro etapas: revisão bibliográfica; pesquisa de campo; pesquisa experimental; e análise e interpretação dos resultados. Os resultados alcançados indicaram que a cor da sala de aula se apresenta enquanto um dos componentes essenciais aos estímulos dos mecanismos de foco e atenção dos estudantes do ensino superior; além disso, os voluntários que possuíam algum conhecimento prévio sobre a influência da cor na arquitetura, apresentaram percepções mais pormenorizadas sobre o impacto destas sobre eles, quando comparados aos que não haviam estudado o elemento cor em sua formação.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectRelação pessoa-ambientept_BR
dc.subjectRastreamento ocularpt_BR
dc.subjectCorpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpt_BR
dc.titleArquitetura e neurociências: a influência da cor da sala de aula nos mecanismos de foco e atenção durante o processo de ensinagempt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis dissertation studies the person-environment relationship (PER), specifically the student-classroom relationship, therefore its focus sought to understand the process of focus and attention in this space, from the field of Neurosciences. The choice to include another theoretical field in this PER research is based on the understanding that these brain mechanisms contribute to learning and their appropriate use can: optimize teaching practices (CONSEZA; GUERRA, 2011); improve the preparation of those who teach; and help facilitate the processes of those who learn regardless of age (MORA, 2013). In this way, it is believed that architecture can also contribute to this process, as it is based on the assumption that certain environmental configurations can facilitate, allow or even trigger neuropsychophysiological resources (SILVEIRA; FELIPPE, 2019). Thus, it is understood that the design of teaching environments, such as the classroom, can explore potentials that go beyond functionality and use, and can materialize the physical and mental needs of users (FARIA, 2018). Therefore, the objective of this work is to understand how color, one of the visual elements of the architectural space of the classroom, impacts the promotion of focus and attention during the teaching process. This research is justified by the need to deepen understanding of the impact of built spaces on human behavior. The methodology used for this objective encompassed a multi-method approach, based on research of an applied, explanatory and experimental nature, with a qualitative approach. To this end, this study was developed based on four stages: bibliographic review; field research; experimental research; and analysis and interpretation of results. The results achieved indicated that the color of the classroom is one of the essential components in stimulating the focus and attention mechanisms of higher education students; Furthermore, volunteers who had some prior knowledge about the influence of color on architecture presented more detailed perceptions about its impact on them, when compared to those who had not studied the element of color in their training.pt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Cidade (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE PAULA EMELY CABRAL TORRES SANTOS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE PAULA EMELY CABRAL TORRES SANTOS19.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.