Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1029
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorPrates, Maria Riziane Costa-
dc.contributor.authorFreitas, Jair Gomes de-
dc.date.accessioned2024-03-11T15:00:18Z-
dc.date.available2024-03-11T15:00:18Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1029-
dc.description.abstractTrata de uma análise do processo formativo de soldados da Polícia Militar do Espírito Santo do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública – Curso de Formação de Soldados - CFSd realizado na Academia de PMES em 2020 e 2021. O levantamento e análise documental foram feitos em documentos atinentes ao curso, como Matriz Curricular Nacional (2014), Projeto Político Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública – CFSd (2020), leis e decretos. É uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório, com uso de grupo focal na intercessão das redes de conversações, realizados com os Soldados egressos do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública - CFSd 2020 e 2021 e que atuam no policiamento ostensivo no Município de Cariacica/ES, utilizando como fundamentação teórica, os apontamentos de autores como Sacristán, Santos, Alves, Carvalho, Ferraço, Silva, Alves e Oliveira, dentre outros, que investigam os currículos e a formação. Objetivou compreender as percepções desses egressos sobre o curso e delinear os impactos dessa formação na atuação dos soldados nas comunidades. Como produto técnico, foi realizado o 1º Seminário de Segurança Pública da Universidade Vila Velha, organizado pelos alunos na disciplina de Produção Técnica do Mestrado em Segurança Pública, com palestrantes que trouxeram o debate sobre a formação e currículos em múltiplos contextos da segurança pública. Conclui-se apontando lacunas encontradas entre a formação e a atuação policial nas comunidades, o que reverbera a necessidade de novos estudos curriculares, na interlocução com as pesquisas universitárias, a formação e a atuação do soldado, que se mostram objeto de reflexões para o ensino policial e a segurança pública. Como elementos positivos encontrados entre a formação e atuação policial citamos a comunitarização e relações interpessoais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectAtuação policialpt_BR
dc.subjectRelação com a comunidadept_BR
dc.titleO curso superior de tecnologia em segurança pública: uma análise dos impactos da formação dos soldados da Polícia Militar do Espírito Santo em sua atuação profissionalpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoIt deals with an analysis of the training process of soldiers from the Military Police of Espírito Santo from the Public Security Technology Higher Education Course – Soldier Training Course - CFSd held at the PMES Academy in 2020 and 2021. The survey and documentary analysis were carried out on documents relating to the course, such as the National Curricular Matrix (2014), Political-Pedagogical Project of the Higher Education Course in Public Security Technology – CFSd (2020), laws and decrees. It is a qualitative research, based on an exploratory study, using a focus group at the intersection of conversation networks, carried out with Soldiers who graduated from the Public Security Technology Course - CFSd 2020 and 2021 and who work in overt policing in the Municipality from Cariacica/ES, using as a theoretical basis the notes of authors such as Sacristán, Santos, Alves, Carvalho, Ferraço, Silva, Alves and Oliveira, among others, who investigate curricula and training. It aimed to understand the perceptions of these graduates about the course and outline the impacts of this training on the soldiers' performance in the communities. As a technical product, the 1st Public Security Seminar at Vila Velha University was held, organized by students in the Technical Production discipline of the Master's in Public Security, with speakers who brought up the debate on training and curricula in multiple public security contexts. It concludes by pointing out gaps found between police training and action in communities, which reflects the need for new curricular studies, in dialogue with university research, soldier training and performance, which prove to be the subject of reflections for teaching. police and public safety. As positive elements found between police training and action, we mention communitarization and interpersonal relationships.pt_BR
Appears in Collections:Segurança Pública (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DO JAIR GOMES DE FREITAS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE JAIR GOMES DE FREITAS747.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.