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dc.contributorSiqueira, Maria da Penha Smarzaro-
dc.contributor.authorBissoli, Isid Angelo Martins-
dc.date.accessioned2020-04-15T14:00:18Z-
dc.date.available2020-04-15T14:00:18Z-
dc.date.issued2012-11-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uvv.br//handle/123456789/153-
dc.description.abstractEsta dissertação trata da educação como veículo de transformação da realidade social brasileira. Em razão disso, buscamos descortinar o distanciamento patente entre essa realidade e a intenção do Estado em “investir” na concretude de um processo educacional que efetivamente retome a desconstrução histórica das injustiças sociais no âmbito das desigualdades e da exclusão social impostas à boa parte da população brasileira. Questões tradicionalmente traduzidas no contexto estrutural de nossa sociedade, permanentes e evidenciadas em grandes dimensões até o final do século XX, adentram o século XXI e exigem do poder público brasileiro soluções efetivas. Esse contexto social evidencia a desarticulação entre a lógica contida no aparato formal normativo-educacional idealizado para a EJA – Educação de Jovens e Adultos, instituído por projeto político, e as promessas de implementação de princípios constitucionais nele insertos. Nesta perspectiva, buscamos investigar o Projeto da EJA, seus direcionamentos enquanto projeto de inclusão social e resultados do mesmo no âmbito das políticas públicas educacionais estabelecidas no município de Guarapari/ES. Para tanto, investigamos a educação sob a ótica histórica e sociológica, bem como, retratamos a desigualdade social como condicionante da exclusão da clientela objeto deste estudo, contextualizando-a genericamente em termos de Brasil e especificando-a nas instâncias municipais. E, por fim, objetivamos a avaliação dessa política pública, por meio da análise do instrumental e da proposta da EJA posta em prática pelo poder municipal de Guarapari/ES, a fim de verificar a existência de respostas práticas da EJA, tratando-se de direcionamentos de inclusão social e mudanças sociais na clientela em questão. Para a consecução da presente pesquisa optamos por um trabalho bibliográfico explicativo com o auxílio de uma pesquisa empírica para complementar o debate teórico. No entanto, independentemente da implementação de políticas públicas direcionadas à consagração do direito à educação de jovens e adultos com baixa escolarização, nossa pesquisa nos conduz ao entendimento de que este direito, embora efetivado politicamente, ainda não alcançou em nossa sociedade uma função reparadora tratando-se dos elementos indispensáveis para a plena cidadania pelo viés da educação como parte dos direitos de todo cidadão brasileiro. Portanto, o desafio permanece em aberto . Palavras-chave : Educação, cidadania, gestão pública, políticapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titlePolítica pública e educação : a modalidade de ensino EJA como referencial de inclusão socialpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis dissertation deals with education as a vehicle for transformation of Brazilian social reality. For this reason, we seek patent unveil distance between this reality and the intent of the State to “invest” in the reality of an educational process that effectively recovers the historical deconstruction of social injustice under inequality and social exclusion imposed on much of the population. Issues traditionally translated into structural context of our society, evidenced in permanent and large by the end of the twentieth century. Are entering the twenty-first century require and Brazilian government effective solutions. Within this social context, is evident mismatch between the logic contained in the formal legislative and educational apparatus devised for the EJA – Youth and Adult Education, instituted by political-state, and the promises of implementing constitutional principles therein inserts in this perspective, we investigate the design of EJA, their directions while social inclusion project the same results within the policies established and public education in the City of Guarapari/ES. Therefore, we investigate education in historical and sociological perspective, portrayed social inequality as a condition of the exclusion of customers object of this study, contextualizing it in generic terms in Brazil and specifying at the municipal level. And last, we aimed to evaluate this policy, through the analysis of instrumental and proposal EJA implemented by municipal power Guarapari/ES in order to check for answers practices of adults education the case of directions of social inclusion and social change in clientele in question. For the achievement of this research we chose a bibliographic explanatory work with the aid of an empirical research to complement the theoretical debate. No however, independently of the implementation of public polices intended to enshrine the right to education of youth and adults with low education, our research leads us to understanding this right, although effected politically, has not yet reached in our society a restorative function in the of elements essential for full citizenship through the bias of education as part of the rights of every citizens of Brazil. Therefore, the challenge remains open.pt_BR
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais (Dissertações)

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