Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorRosa, Pablo Ornelas-
dc.contributor.authorPretralonga, Ilia Crassus-
dc.date.accessioned2024-10-03T13:59:54Z-
dc.date.issued2015-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1645-
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado investigou a forma com que os profissionais da educação vêm tratando do uso de drogas nas escolas. Inicialmente analisou a política de combate às substâncias psicoativas em nível mundial, a chamada “Guerra às Drogas”, capitaneada pelos Estados Unidos e referendada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e sua influência na elaboração de políticas públicas sobre estas substâncias no Brasil. À luz da biopolítica, mapeou os objetivos e consequências dessas políticas, tanto no comércio quanto no consumo, capturadas pela racionalidade neoliberal estadunidense presente na Teoria do Capital humano, que apresenta o sujeito de nossa época como um empreendedor de si, localizando no consumo de droga um impedimento a essa construção. Por meio de uma pesquisa etnográfica, amparada na observação participante e no trabalho de campo em escolas da região de Vila Velha/ES que ofereçam Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificou os projetos educacionais voltados para as políticas de drogas, além dos discursos e práticas apresentados e difundidos pelos professores e alunos. Percebeu-se, com isso, que a escola se afina com a teoria do empreendedorismo de si quando se firma como uma instituição que visa normalizar e docilizar os corpos e prepará-los para o mercado de trabalho, tendo a droga por obstáculo nesse processo. Entre as estratégias observadas para prevenir e/ou evitar o consumo de substâncias psicoativas, a presença do empreendedorismo moral foi uma constante, haja vista a difusão de um conhecimento transversal com bases e conhecimentos rasos de legislação, medicina, dogmas religiosos, amparados em senso comum, devido, em parte, à falta de formação profissional sobre o tema. Como consequências da reprodução dos discursos médico-jurídicos das legislações sobre drogas, da associação preconceituosa entre a pobreza, a criminalidade e as drogas, junto com o moralismo do discurso dos professores, existe a estigmatização dos alunos envolvidos com substâncias psicoativas e os efeitos negativos nos processos de interação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectBiopolíticapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo moralpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo de sipt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleDisciplinas e normalizações nas escolas: estratégias de controle sobre as drogas por meio do empreendedorismo moralpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe purpose of this master‟s research is to explore how drugs have been treated in middle school. At first, policy programs against psychoactive substances across countries were analyzed, the so-called "War on Drugs", led by the United States of America and countersigned by the United Nations (UN), as well as their influence to develop a public policy applied to the same type of chemical substances in Brazil. In light of biopolitics, goals and consequences of the drug-related policy were studied, regarding both trade and consumption, captured by the US neoliberal rationality present in the Human Capital theory, which depicts the contemporary individual as an entrepreneur of oneself, who considers the drug use as an obstruction of this development. Through an ethnographic research, supported by participant observation and fieldwork methods at the schools in the surrounding area of Vila Velha (city in Southern Brazil), where the "Educação de Jovens e Adultos" program is provided (Youth and Adult Education, literally translated from Portuguese), drug education projects were identified together with their approaches and practices widely spread by teachers and students. Therefore, it was possible to find that schools follow along the theory of entrepreneurship of itself while reinforcing themselves as institutions which goal is to normalize and "to docilize bodies", as well as having them prepared for the job market, taking drugs into account as an obstacle of this process. Among the strategies to refrain from or to avoid the consumption of psychoactive substances, the presence of moral entrepreneurship was an ongoing factor, given the dissemination of a cross-sectional knowledge based on superficial information of law, medicine and religious dogmas sponsored by common sense, partially because of the lack of professional training on the topic. Hence, the students involved with psychoactive substances are stigmatized by the reproduction of medical and legal speeches from the discriminatory view of poverty associated with criminality and drugs, along with the teachers' morality, besides the negative effects in the processes of integration.pt_BR
dc.description.embargo9999-
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ILIA CRASSUS PRETRALONGA.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE ILIA CRASSUS PRETRALONGA3.26 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.