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dc.contributorKrohling, Aloísio-
dc.contributor.authorSantos, Nair de Lourdes Sperandio-
dc.date.accessioned2024-10-07T14:31:23Z-
dc.date.issued2014-07-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1675-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem em seu cerne analisar o fenômeno da corrupção no Brasil a partir da cultura política e nessa perspectiva demonstrar seus reflexos nos Três Poderes no estado do Espírito Santo entre os anos de 1990 a 2010. A investigação se apropria de alguns conceitos da antropologia cultural, uma vez que a pesquisa estreita relação sobre o homem na sociedade, suas crenças e valores. Busca ainda uma interação pertinente à formação do Estado brasileiro com os enfoques constantes nos fatores históricos, sociais, econômicos, culturais e políticos, envolvendo a construção histórica em uma trajetória que tem início no Brasil Colônia. Neste contexto, promove-se a miscigenação constante na civilização brasileira, marcada por uma profunda hierarquia social, capaz de suplantar e retardar por séculos os direitos concernentes à cidadania. No foco desta desconstrução nacional se contextualiza a cultura dominante da elite brasileira como herança do sistema patrimonialista de administração lusitana, perpetuada no transcurso político e responsável pela ausência de distinção entre as esferas pública e privada - característico do republicanismo. Utiliza-se do método do múltiplo dialético para análise do fenômeno da corrupção e suas contradições, o que se faz pela perspectiva da cultura política patrimonialista, fio condutor desta pesquisa. Todavia, a ineficácia do controle no Brasil para seu enfrentamento demanda a participação da sociedade civil e perpassa pela consciência crítica do exercício da cidadania e pela ética na política, imprescindíveis nos regimes republicanos e próprios para viabilizar a promoção do interesse público e essencialmente, no Brasil, causar a ruptura com a tradição.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPatrimonialismopt_BR
dc.subjectCorrupçãopt_BR
dc.subjectCultura política brasileirapt_BR
dc.subjectÉtica republicanapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleA corrupção como fenômeno da cultura política brasileira e seus reflexos nos três poderes no Estado do Espírito Santo de 1990 a 2010pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis research has as its core objective to analyze the phenomenon of corruption in Brazil from a political culture perspective and demonstrate its reflections on the three branches of government of the State of Espírito Santo between the years 1990 to 2010. The research appropriates some concepts of Cultural Anthropology since it seeks to engage the relationship between men and society, their beliefs and values. It also seeks to analyze the interaction involving historical, social, economic, cultural and political factors in the formation of the Brazilian State, with a historical construction focus within a trajectory that begins at the colonial period of Brazil. In this context, a constant miscegenation of the Brazilian civilization is promoted, marked by a profound social hierarchy that is able to overcome and delay citizenship rights for centuries. In this focus of national deconstruction, this dissertation contextualizes the dominant culture of the Brazilian elites as a heritage of the patrimonalism system of Lusitanian administration, perpetuated in the political course and responsible for the absence of distinction between public and private spheres – a feature of republicanism. This research employs the multiple dialectical method to analyze the corruption phenomenon and its contradictions by making use of the patrimonialism political culture as the guiding element of this production. However, the ineffectiveness of control to combat patrimonialism in Brazil requires the participation of civil society anda critical consciousness of citizenship and ethics in politics, which are indispensable to republican regimes and necessary to enable the promotion of the public interest and, essentially in Brazil, promote a rupture with tradition.pt_BR
dc.description.embargo9999-
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