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dc.contributorDelboni, Tania Mara Zanotti Guerra Frizzera-
dc.contributor.authorPassos, Sayonara-
dc.date.accessioned2024-10-08T13:20:49Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1693-
dc.description.abstractEsta pesquisa está organizada em três percursos, cuja cartografia, caminhos e atravessamentos procuram refletir como são produzidos os processos de representação, de subjetivação, de sentidos e de significados pelas crianças − filhas de presidiários − quando se permite sua entrada no presídio para o convívio com o pai, que cumpre pena privativa de liberdade na Casa de Custódia de Vila Velha/ES. As narrações, as reflexões, o caminho metodológico e o referencial teórico elencado possibilitaram conhecer e compreender, a criança e a infância que (con)vive com a prisão paterna e o ambiente do cárcere, a partir da voz das próprias crianças. Ao ouvir as falas dessas crianças, pôde-se perceber que elas não são apenas um produto de seu meio, pois elas estão/são ativas no movimento em que criam e recriam sua realidade e seus cotidianos. Suas vozes revelam que o ser humano não é um “ser natural”; ele é um sujeito social, que se constitui no meio social, mas não está condenado a reproduzi-lo. Sobre os cotidianos dos sujeitos e do cenário investigado, foram destacadas algumas ideias centrais que evidenciam, sobretudo, a criança, a infância, a prisão e a pena privativa de liberdade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPrisão e pena privativa de liberdadept_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleFilho de peixe, peixinho é? infância: sentidos e significados atribuídos à prisão paternapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis research is organized in three courses, whose cartography, ways and intersections aim to reflect on how are inmates’ children’s representation, subjectivation, senses and meaning processes produced, when they are allowed into prison to stay with their parent, serving sentences at Casa de Custódia de Vila Velha/ES. The narratives, reflections, methodological path and theoretic base enabled us to know and understand the child and the childhood living with the parents and within the jail environment, through their own voices. By listening to these children’s voices, one realizes they are not only a product of their surroundings, for they are active in the movement that creates e recreates their reality and daily affairs. Their voices reveal that humans are not “natural beings”, but social ones, constituted in a social sphere, but not fated to reproduce it. Some central ideas concerning the subjects’ daily life and the investigated setting were emphasized, and they bring forward, above all, the child, their infancy, prison and prison sentences.pt_BR
dc.description.embargo9999-
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado

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