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dc.contributorFelisbino, Riberti de Almeida-
dc.contributor.authorAragão, Vanderlea Bigossi-
dc.date.accessioned2024-10-08T13:31:54Z-
dc.date.issued2016-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1700-
dc.description.abstractO trabalho surge do interesse acerca do cenário atual da comunicação social, marcado pela popularização da Internet e ampliação das redes sociais onlines e os seus reflexos na participação política. O trabalho perpassa pelas teorias acerca da temática Internet e política, buscando compreender as relações que se travavam a partir da constituição das mídias de massa e a formação da opinião pública para entender o contexto atual das novas mídias e a política, com foco nas redes sociais, delimitando a análise para o Facebook, por causa da grande popularidade da Rede na atualidade. Buscaram-se respostas para as seguintes questões: como os usuários de Redes Sociais percebem a utilização e influência do Facebook como espaço de debates e para a obtenção de informação como subsídio para a participação política? Até que ponto as novas tecnologias de comunicação, em destaque o Facebook, tem conseguido produzir novas formas de participação política de universitários? Em que medida o Facebook é utilizado pelos usuários universitários para obter e gerar informação política? Para obter respostas aos questionamentos, foram aplicados 390 questionários, usando como amostra, alunos da Faculdade Pitágoras Unidade Guarapari, já que pelos dados da CPA, Comissão Própria de Avaliação da referida faculdade, o perfil de seus alunos é análogo ao perfil nacional do grupo ao qual a faculdade pertence, Kroton Educacional, o maior conglomerado de Instituição de Ensino Superior do Brasil. Os resultados obtidos revelam a percepção dos usuários universitários com relação a possível contribuição do Facebook enquanto espaço de debates públicos e para obtenção de informação como subsídio para a participação política. Esses usuários, em sua maioria, consideram que o Facebook proporcionou um aumento das discussões sobre política e que as mensagens difundidas na Rede interferem na formação de opinião a respeito dos temas sociais e políticos. Também acreditam que essas mensagens influenciaram na decisão de votos. Os usuários supõem que as mensagens podem pressionar políticos eleitos, porém poucos utilizam a Rede para se comunicar com políticos eleitos e partidos políticos. Verificou-se também que o índice de participação dos usuários em ONGs, associações de bairro, sessão da câmara de vereador, audiências públicas e reuniões de partidos políticos é relativamente baixo, porém uma parte significativa do público pesquisado afirmou ter participado das manifestações sociais invocadas nas redes sociais. Esses dados confirmam as potencialidades e as limitações do Facebook apontadas pela pesquisa bibliográfica realizada. O trabalho conclui que a participação política e as mudanças de posicionamento não dependem exclusivamente da tecnologia e que a Internet é um meio para esse processo e não o fim em si.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleInternet e política: comportamento e opiniões de universitários sobre política na redept_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe work has arisen from a concern about the current situation of the media, marked by the popularization of the Internet, the expansion of online social networking and its impact on political participation. The work goes through the theories of thematic Internet and politics, seeking to understand the relationships that were engaged from the constitution of the mass media and the formation of public opinion to comprehend the current context of new media and politics, focusing on social networks delimiting the analysis to Facebook, because of its great popularity. Answers were sought to the following questions: how do users of social networks realize the use and influence of Facebook as a space for debate and to obtain information to foster political participation? To what extent the new communication technologies, Facebook highlighted, has been able to produce new forms of political participation in university? How is Facebook used in college to generate political information? In order to answer the questions, 390 questionnaires were applied, using as a sample, students of the Pitágoras Faculty in Guarapari, considering that the data gathered by local college evaluation supports the similarity in the profile of the local student in Guarapari with the national profile of the group to which the faculty belongs, Kroton Educacional, the largest conglomerate of higher education institution in Brazil. The results unveil the perception of users in university regarding possible Facebook contribution to spread information and as public space for debate as a resource for political participation. Mostly of the users considers Facebook has provided an increase in discussions about politics and that message broadcasting on the network interfere in social and political opinion making issues. They also believe that these messages influence the voting decision. Users suppose that messages can press elected officials, but few of them use the network to communicate with elected officials and political parties. It was also found that the rate of participation of users in NGOs, neighborhood associations, local chamber sessions, public hearings and meetings of political parties is very low, but a significant part of the public surveyed said they had participated in social events invoked in social networks. These data confirm the potential and the limitations of Facebook as stated in the literature. The work concludes that Political participation and view change not only depend on technology and Internet is a way to and not an end itself.pt_BR
dc.description.embargo9999-
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