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dc.contributorMartins, Monica Lacerda Lopes-
dc.contributor.authorPinto, Nathallya Stephany Goltara-
dc.contributor.authorOliveira, Juliana Fornazzier de-
dc.date.accessioned2025-04-22T13:37:18Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/1930-
dc.description.abstractO uso inadequado de antibióticos em crianças é uma preocupação crescente na prática pediátrica, principalmente devido aos riscos associados ao desenvolvimento de resistência bacteriana e seus efeitos adversos a longo prazo. O objetivo deste estudo é analisar as consequências do uso de antibióticos na infância. A revisão da literatura foi realizada em bases de dados como Scielo, Google Acadêmico e PubMed, utilizando descritores como "uso de antibióticos em crianças", "automedicação", "antibioticoterapia pediátrica", "resistência antimicrobiana", "infecções hospitalares em pediatria" e "efeitos colaterais de antibióticos". Os estudos revelam que o uso excessivo de antibióticos em crianças pode causar efeitos colaterais graves, incluindo alterações na microbiota intestinal e o desenvolvimento de condições como asma, obesidade, autismo e ansiedade. Além disso, infecções não tratadas adequadamente, causadas por bactérias, vírus e fungos, podem agravar a resistência antimicrobiana, que se manifesta por mecanismos intrínsecos e adquiridos nas bactérias. A automedicação e a prescrição inadequada, especialmente para quadros febris virais, também contribuem para esse cenário preocupante. Os resultados destacam a necessidade urgente da conscientização sobre os riscos associados ao uso inadequado de antibióticos na infância é crucial para minimizar consequências negativas e garantir a saúde das futuras gerações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectAntibióticospt_BR
dc.subjectResistência bacterianapt_BR
dc.subjectSaúde infantilpt_BR
dc.subjectAutomedicaçãopt_BR
dc.subjectConsequências a longo prazopt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.titleA influência da antibioticoterapia na infânciapt_BR
dc.typeMonographypt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe inappropriate use of antibiotics in children is a growing concern in pediatric practice, mainly due to the risks associated with the development of bacterial resistance and its long-term adverse effects. The objective of this study is to analyze the consequences of antibiotic use in childhood. The literature review was carried out in databases such as Scielo, Google Scholar and PubMed, using descriptors such as "use of antibiotics in children", "self-medication", "pediatric antibiotic therapy", "antimicrobial resistance", "hospital infections in pediatrics" and "side effects of antibiotics". Studies reveal that excessive use of antibiotics in children can cause serious side effects, including changes in the intestinal microbiota and the development of conditions such as asthma, obesity, autism and anxiety. Furthermore, untreated infections caused by bacteria, viruses and fungi can aggravate antimicrobial resistance, which manifests itself through intrinsic and acquired mechanisms in bacteria. Self-medication and inappropriate prescription, especially for viral febrile conditions, also contribute to this worrying scenario. The results highlight the urgent need to raise awareness about the risks associated with inappropriate use of antibiotics in childhood, which is crucial to minimize negative consequences and ensure the health of future generations.pt_BR
dc.description.embargo9999-
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TCC NATHALLYA STEPHANY GOLTARA PINTO e JULIANA FORNAZZIER.pdf
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