Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/327
Title: A construção da memória positiva sobre a ditadura: a narrativa da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (1970-1983)
Authors: Santos, Carolina Júlia Pinto dos
metadata.dc.contributor: Angelo, Vitor Amorim de
Keywords: Memória - Golpe de 1964 - Ditadura - Estado do Espírito Santo
Issue Date: 4-Jul-2018
Abstract: Esta pesquisa tem como proposta estudar a memória política institucional da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), referente às políticas de desenvolvimento econômico implementadas no regime militar entre 1970 e 1983, que compreendem, respectivamente, os governos de Arthur Carlos Gerhardt Santos (1971-1975), Élcio Álvares (1975-1979) e Eurico Rezende (1979-1983). Desse modo, nosso estudo pretende preencher uma lacuna da historiografia capixaba acerca do construto da memória positiva do Golpe de 1964 e da ditadura militar no estado do Espírito Santo, bem como verificar como esses autores e instituições colaboraram para a consolidação dessa ideia que pretendeu ser predominante na sociedade. A hipótese é que a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo colaborou na construção da memória positiva acerca do Golpe de 1964 e da ditadura, quando fez a narrativa de que o Estado foi beneficiado com o Golpe e o regime militar em virtude da implantação dos Grandes Projetos Industriais. A metodologia utilizada nesta pesquisa é análise histórico-sociológica, com análise documental múltipla, pois os estudos utilizaram vários instrumentos, tais como análise bibliográfica sobre as temáticas memória, ditadura militar, análise documental de origem primária e secundária, análise de conteúdo, tendo por principal referência as assertivas de Bardim (2011), e na produção e uso da história oral, fundamentada no depoimento do ex-governador Arthur Carlos Gerhardt Santos. O primeiro capítulo dedica-se à discussão teórica acerca dos conceitos de memória e elites. O segundo aborda as narrativas construídas pelas elites regionais acerca do Golpe de 1964 e da ditadura militar, com os rebatimentos no contexto do Estado. E, por fim, o último capítulo trata da leitura do passado pelo presente, analisando e utilizando o método de análise de conteúdo, para entender a tradução que a Findes fez por meio dos conteúdos narrados na Revista Indústria Capixaba, entre 1970 e 1983.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/327
Appears in Collections:Sociologia Política (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE CAROLINA JULIA PINTO DOS SANTOS.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE CAROLINA JULIA PINTO DOS SANTOS2.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.