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dc.contributorAndrade, Tadeu Uggere de-
dc.contributor.authorBonadiman, Raphael Laiber-
dc.date.accessioned2020-10-26T16:49:53Z-
dc.date.available2020-10-26T16:49:53Z-
dc.date.issued2014-12-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/389-
dc.description.abstractA avaliação dos serviços de saúde, realizada por meio do nível de satisfação dos usuários, vem sendo considerada como um importante marcador de sua qualidade e vem apontando a necessidade de melhoria do desempenho dos prestadores de serviço. Os resultados da avaliação podem subsidiar a adequação dos serviços de saúde à qualidade de vida das pessoas, resultando em melhores índices de eficiência e eficácia do sistema. OBJETIVO: Avaliar o nível de satisfação dos usuários das farmácias básicas municipais da região sul (saúde) do estado do Espírito Santo e o conhecimento e comportamento dos farmacêuticos atuantes nessas farmácias. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo, usando uma abordagem quantitativa, no qual os dados foram coletados por meio de questionário estruturado para avaliação do nível de satisfação e do conhecimento dos farmacêuticos para dispensação de medicamentos. Os dados foram armazenados por meio da utilização do programa EpiInfoTM e analisados através do programa SPSS 20. RESULTADOS: Um total de 294 pacientes participou do estudo. Dentre as prescrições 99,7% eram originárias do SUS. A média geral de satisfação foi 2,96, caracterizando maioria dos usuários como insatisfeitos. O nível de conhecimento dos farmacêuticos frente à dispensação foi classificado, em sua maioria, como insatisfatório (36,4%) e regular (27,2%). CONCLUSÃO: A maioria dos usuários das farmácias básicas encontra-se insatisfeita e a maioria dos farmacêuticos possui conhecimento insatisfatório/regular para dispensação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFarmácia Públicapt_BR
dc.subjectServiços de Saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectAssistência Farmacêuticapt_BR
dc.subjectAtenção Farmacêuticapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FARMACOLOGIApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.titleFarmácia básica: nível de satisfação dos usuários e avaliação do conhecimento dos farmacêuticos frente a dispensação de medicamentospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoAn evaluation of health services by observing the satisfaction level of the users is considered an important indicator of their quality as well as pointing to the need for improving the performance of service providers. Therefore an objective evaluation tailors health services to the quality of life, resulting in improved levels of efficiency and effectiveness of the system. OBJECTIVE: To assess the level of user satisfaction of basic municipal pharmacies in the southern region (health) of the State of Espírito Santo and the level of knowledge of these pharmacists dispensing the drugs. METHODOLOGY: This is a descriptive study, using a quantitative approach, where the data was collected through a structured questionnaire to evaluate the level of satisfaction and knowledge of pharmacists dispensing their drugs. The data was stored by using the EpiInfoTM program and then analyzed using SPSS 20 program. RESULTS: 294 patients participated in the study. Of the prescriptions, 99.7% originated from SUS. The average satisfaction rating was 2.96, with most users dissatisfied. The level of knowledge of the pharmacists taking prescriptions from the counter was rated mostly as poor (36.4%) and average (27.2%). CONCLUSION: Most of the users of public pharmacies are unsatisfied and the majority of pharmacists have poor/average knowledge of the drugs they are dispensing.pt_BR
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