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https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/567
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor | Gomes, Maria Regina Lopes | - |
dc.contributor | Pylro, Simone Chabudee | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Lucas | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T12:30:43Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T12:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/567 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa problematiza diferentes processos de produção de violências tecidos nos cotidianos de uma escola de ensino fundamental, considerando que violências em contextos escolares também tem sido uma questão relevante para elaboração de políticas de segurança pública para as infâncias e adolescências. Objetiva compreender os processos de produção de violências em uma escola de ensino fundamental, situada no bairro Boa Vista, no Município de Vila Velha, procurando pistas, indícios dessas praticas políticas de violências e seus efeitos nas relações e sentidos de escola tecidos, a fim inventar, com os praticantes cotidianos, outros modos de habitar nesses cotidianos que sejam mais amorosos, acolhedores e solidários contribuindo para minimizar os processos de violências que nesses cotidianos se tecem. Assume como referencial teórico-metodológico-epistemológico-político a tessitura do conhecimento em redes e o pensamento complexo como possibilidades de compreender esses processos de produção de violências, e as orientações das pesquisas com os cotidianos, com foco nas teorias das práticas cotidianas, como políticas dos cotidianos. Na produção dos dados, para se aproximar a complexidade das redes e acompanhar suas tessituras, fez usos de instrumentos-conversas, conversas, documentos oficiais da escola, encontros com o coordenador, a diretora e com a pedagoga, imagens-narrativas, textos dos estudantes entre outros procedimentos como uma maneira de ampliar as relações com esses cotidianos e tentar compreender os movimentos dessas redes que tramam as praticas políticas que nos interessaram durante a pesquisa com os cotidianos. Os trabalhos de campo envolveram ainda uma articulação com o grupo de pesquisa do CNPq “Currículos-formação em redes, cotidianos de escolas e direitos humanos”, por meio da pesquisa Redes que tecem Educação, Culturas, Currículos e Direitos Humanos: situações de fracasso escolar, cotidianos de escolas, violências e direitos humanos, que também é realizado com as crianças e adolescentes do 1º ao 5º anos que praticam e sofrem violências na escola, incluindo aquelas em situações de fracasso escolar. Partindo dessas orientações teórico-metodológicas e políticas, os dados produzidos foram tratados numa perspectiva qualitativa e quantitativa. Seguiu as orientações dos intercessores teóricos “Michel de Certeau”, “Humberto Maturana”, “Jorge Larrosa”, “Carlos Eduardo Ferraço”, “Nilda Alves”, “Miriam Abramovay”, “Bernard Charlot” entre outros que auxiliaram nas problematizações e análises dos dados produzidos. Os resultados deram pistas de que as praticas políticas de violências tecidas em meio às redes cotidianas apontam certo modo de pensar fazer às dinâmicas escolares impregnado pelas burocracias e legalismos, pela disciplina e controle dos corpos, evidenciando muitas vezes certos distanciamentos das diferenças, dos modos de viver, dos valores, das expectativas e desejos, das questões sociais entre outros elementos que falam das existências das infâncias e adolescências que habitam nesses cotidianos. Indicaram ainda que essas praticas políticas tecidas pelos docentes, pedagoga, coordenador entre outros praticantes cotidianos também são afetadas pelas angústias, sofrimentos, desesperanças, doenças, tristezas, descasos, sensação de incapacidade que têm pertencido a vidas de professoras na atualidade. Outros fios de redes, ao mesmo tempo, indicaram uma vontade viver pela solidariedade, afetos, amizades e aposta na escola como um espaço tempo de ampliação e potência da vida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Segurança Pública | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cotidianos de Escolas | pt_BR |
dc.subject | Violências | pt_BR |
dc.title | Práticas de violências nos cotidianos de escola: efeitos e sentidos compartilhados entre os praticantes | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.description.resumo | This research problematizes different processes of production of violence fabricated in the daily life of a primary school, considering that violence in school contexts has also been a relevant issue for the elaboration of public safety policies for children and adolescents. It aims to understand the processes of violence production in a primary school located in the Boa Vista neighborhood, in the Municipality of Vila Velha, looking for clues, indications of these political practices of violence and its effects on the relationships and senses of school fabrics, in order to invent, with everyday practitioners, other ways of dwelling in these daily lives that are more loving, welcoming and supportive, contributing to minimize the processes of violence that are woven in these everyday lives. It assumes as a theoretical-methodological-epistemological-political reference the knowledge structure in networks and the complex thinking as possibilities to understand these processes of violence production, and the orientations of the researches with the daily ones, focusing on the theories of the daily practices, as policies of daily life. In the production of data, in order to approach the complexity of the networks and to follow their tessituras, made use of instruments-conversations, conversations, official school documents, meetings with the coordinator, the director and the pedagogue, narrative images, texts of the students among other procedures as a way to broaden relations with these everyday and try to understand the movements of those networks that plot the political practices that interested us during the research with everyday. The fieldwork also involved an articulation with the research group of CNPq Curriculum-training in networks, daily school and human rights, through the research Networks that weave Education, Cultures, Curricula and Human Rights: situations of school failure, everyday of schools, violence and human rights, which is also carried out with children and adolescents from the 1st to 5th years who practice and suffer violence at school, including those in situations of school failure. Based on these theoretical-methodological and political orientations, the data produced were treated in a qualitative and quantitative perspective. He followed the orientations of the theoretical intercessors "Michel de Certeau", "Humberto Maturana", "Jorge Larrosa", "Carlos Eduardo Ferraço", "Nilda Alves", "Miriam Abramovay", "Bernard Charlot" among others that helped in the problematizations and analyzes of the data produced. The results gave evidence that the political practices of violence carried out in the midst of everyday networks point to a certain way of thinking about school dynamics impregnated by bureaucracies and legalisms, discipline and control of bodies, often revealing certain distances from differences, ways of living, values, expectations and desires, social issues among other elements that speak of the existence of childhood and adolescence that inhabit these everyday. They also indicated that these political practices played by teachers, pedagogues, 12 coordinators and other everyday practitioners are also affected by the anguish, suffering, hopelessness, illness, sadness, disqualification, feeling of incapacity that have belonged to the lives of teachers today. Other threads of networks, at the same time, indicated a willingness to live by solidarity, affections, friendships and bets on the school as a space of expansion and potency of life. | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação de Mestrado |
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DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCAS FIGUEIREDO 2019.pdf | DISSERTAÇÃO FINAL DE LUCAS FIGUEIREDO | 4.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
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