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dc.contributorHerkenhoff, Hemrique Geaquinto-
dc.contributor.authorLopes, Jhonatan Silvares-
dc.date.accessioned2021-05-21T13:17:50Z-
dc.date.available2021-05-21T13:17:50Z-
dc.date.issued2016-08-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/628-
dc.description.abstractNum cenário social em que vemos uma corrida na busca desenfreada por meios e mecanismos para se reduzir os índices de criminalidade e violência, nossa pesquisa verificou a eficácia do projeto de inclusão social Projovem, como um mecanismo de ressocialização e inclusão social. Considerando que esse projeto foi realizado no Complexo Penitenciário do Xurí, esta pesquisa trouxe um breve relato sobre outros programas de mesmo caráter, tornando possível uma leitura perceptiva dos objetivos desses projetos fazendo uma comparação entre o Projovem, interesse de nossa pesquisa, e os demais cursos que funcionam em nosso país. Tivemos o cuidado de analisar o espaço da atividade do projeto, no nosso caso específico, o presídio, caracterizando-o sobre vários aspectos: espaço físico, capacidade de lotação e estrutura. Sendo assim, estudamos a relevância do referido programa de inclusão social Projovem e procuramos identificar e dar visibilidade, por meio da metodologia da pesquisa adotada, às propostas de ensino e objetivos do programa além da sua contribuição na redução dos índices de violência e reincidência criminal dos jovens em situação de privação de liberdade. A pesquisa intenciou fazer uma análise da eficácia desse programa e de sua metodologia de ensino como políticas públicas que podem contribuir para que os internos avancem em seu processo de ressocialização. Como caminho metodológico para atender aos objetivos pensados, fizemos levantamentos de alguns dados que foram usados como indicadores deste estudo, já usados em pesquisas de natureza semelhante, caracterizamos a população carcerária pelo grau escolaridade dos indivíduos, etnia e idade, e realizamos entrevistas com os sujeitos envolvidos como um modo de evidenciar os benefícios trazidos pelo programa e o seu caráter contributivo no processo de ressocialização e inclusão social dos presos, que é a nossa aposta política da pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa de Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjovempt_BR
dc.subjectRessocialização carceráriapt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectViolênciaspt_BR
dc.subjectCriminalidadespt_BR
dc.titleO Projovem como mecanismo de ressocialização e inclusão socialpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoIn a social setting in which we see a race in frantic search for ways and means to reduce rates of crime and violence, our research found the effectiveness of social inclusion project Projovem, as a mechanism for rehabilitation and social inclusion. Whereas this project was carried out in the Prison Complex Xuri, this research brought a brief account of others of the same nature programs, a perceptive reading making possible the objectives of these projects making a comparison between the Projovem, interest of our research, and other courses that work in our country. We took care to analyze the scope of the project activity, in our specific case, the prison, featuring it on various aspects: physical space, seating capacity and structure. Thus, we study the relevance of that social inclusion program Projovem and seek to identify and give visibility through the research methodology adopted, the educational proposals and objectives of the program beyond its contribution in reducing levels of violence and recidivism of young people in situation of deprivation of liberty. Research intenciou to analyze the effectiveness of this program and its teaching methodology as public policies that can contribute to the internal advance in their rehabilitation process. As a methodological way to meet the designed goals, we survey some data that were used as indicators of this study, already used in similar surveys, we characterized the prison population by grade education of individuals, ethnicity and age, and conducted interviews with the subjects involved as a way to highlight the benefits of the program and its contributory in the rehabilitation process and social inclusion of prisoners, which is our political commitment to research.pt_BR
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