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dc.contributorGomes, Maria Regina Lopes-
dc.contributorFerrão, Erika da Silva-
dc.contributor.authorGrippa, Josimar Barbosa-
dc.date.accessioned2021-05-21T13:29:15Z-
dc.date.available2021-05-21T13:29:15Z-
dc.date.issued2016-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/633-
dc.description.abstractO texto apresenta uma investigação sobre os processos de constituição das violências em contextos escolares, em sua articulação com outras redes de atenção e atendimentos às crianças, adolescentes e jovens, problematizando as praticaspolíticas e os modos de produção do fracasso escolar, tratado na pesquisa como uma violação dos direitos de aprendizagem desses estudantes. Intenciona pensar as praticaspolíticas de produção das violências nos enredamentos desses contextos. Para tanto, usa as teorizações dos estudos dos cotidianos pela compreensão de que, nesses contextos, estão coexistindo as múltiplas dimensões e circunstâncias de constituição dessas praticaspolíticas que enredam os saberes, fazeres, valores, poderes, afetos, significados e culturas docentes e discentes. Metodologicamente, assume a pesquisa com os cotidianos para essas problematizações e Michel de Certeau (1994; 1995; 1996) como principal intercessor dos diálogos e conversas com os praticantes que habitam os contextos de realização da pesquisa. Como procedimentos de produção dos dados, os usos de vídeos e imagens, as rodas de conversas com os estudantes, professores, pais e com a comunidade foram usadas como possibilidades, como maneiras de transitar, de ir ao encontro e acompanhar os processos de constituição dessas praticaspolíticas que nos interessam na pesquisa. Afirma que o fracasso escolar, como um dos fios das violências sofridas por esses estudantes-praticantes, contribui com a desistência e abandono da escola, e aposta nas práticas de amorosidade como potência para expansão da vida desses sujeitos pelo conhecimento. Defende, ainda, que as práticas de amorosidade que, permanentemente, são vividas entre eles nos espaçostempos da escola potencializam e ampliam uma vida, por meio do conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCotidianospt_BR
dc.subjectViolênciaspt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPotência da vidapt_BR
dc.titleProcessos de constituição de violências em contextos escolares em sua articulação com outras redes de contextos de vida dos estudantes-adolescentes: uma aposta na escola como espaçotempo de potência e ampliação da vidapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThis paper presents an investigation on the processes of violence constitution in school settings and their articulation with other service and attention networks for children, adolescents and young adults. It questions political practices and modes of production of school failure, which is referred to in the study as a violation of students‟ rights to learning. The study aims at thinking political practices of violence production that are interwoven in these settings. Thus, it employs theorizations of school everyday lives by understanding that these settings hold multiple coexisting dimensions and circumstances for constituting these political practices that interweave knowledge, actions, values, powers, affect, signification and teaching and learning cultures. Methodologically, it employs research on everyday life for discussing these issues, and Michel de Certeau (1994; 1995; 1996) as the main intercessor between dialogues with actors who dwell in the study settings. Data production relied on videos and images and on conversations with students, parents and the community as means to go through, meet and follow up these processes of constituting political practice that interest us in this study. This study sees school failure as one of the threads of violence against these student-actors. It contributes to school discouragement and dropout and relies on lovingness practice as potentiality to expand life through knowledge. It also advocates that lovingness practice, which is permanently experienced among them in school spacetime, potentiate and broaden life through knowledge.pt_BR
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