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dc.contributorSoares, Charles Gladstone Duca-
dc.contributorSantos, Alexandre Rosa dos-
dc.contributor.authorCarneiro, Pedro Henrique Nogueira Freire-
dc.date.accessioned2021-05-24T20:00:36Z-
dc.date.available2021-05-24T20:00:36Z-
dc.date.issued2011-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/714-
dc.description.abstractAlguns estudos demonstram o efeito negativo de estradas em animais silvestres devido ao atropelamento e isolamento de populações. No entanto, há uma carência deste tipo de avaliação para região neotropical. O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto da Rodovia ES- / Rodovia do Sol e seus possíveis efeitos sobre a comunidade de pequenos mamíferos não-voadores. Foi utilizado o método de captura, marcação e recaptura em seis pontos amostrais, sendo três localizados em áreas com túneis de passagem de fauna e as outras três em áreas sem túneis de passagem de fauna. Foram verificados os efeitos da rodovia sobre a abundância, riqueza e diversidade. Além disso, observou-se as distâncias de deslocamento de indivíduos por espécies. Durante o trabalho de campo foi capturado um total de 53 indivíduos de pequenos mamíferos não-voadores, divididos em 11 espécies, três famílias e duas ordens. Houve um total de 30 recapturas. Foram capturadas nove espécies insentívoras/onívoras e duas frugívoras. Quanto à locomoção, foram quatro terrestres, quatro escansoriais e três arborícolas. Com relação à distância da rodovia, não houve uma diferença significativa na abundância de indivíduos. Com relação aos locais com e sem túneis de passagem de fauna, não houve diferença significativa nem abundância de indivíduos, nem com relação à riqueza, nem com a diversidade. Os mesmos resultados se repetem em áreas que são UC e áreas que não o são. A presenças de túneis de passagem de fauna não influenciou a presença de nenhuma das espécies. Foram observadas duas travessias: uma de Mus musculus e outra Didelphis aurita. Não houve diferença significativa entre as travessias em áreas com e sem túneis de passagem de fauna. Entretanto, houve uma diferença altamente significativa com relação ao isolamento de espécies. A espécies que apresentou maior distância de deslocamento por indivíduo foi Riphidomys. mastacalis com 120 m. As espécies D. autita, Mmusculus, Marmosops incanus, Marmosa demerarae e Marmosa murina apresentam maior numero de deslocamento por indivíduo. Conclui-se a ineficiência das passagens de fauna para grupo de mamíferos, além de um forte impacto sobre o deslocamento de indivíduos roedores e marsupiais de pequeno porte entre fragmentos cortados pela Rodovia do Sol.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPequenos mamíferos não-voadorespt_BR
dc.subjectFragmentação de hábitatpt_BR
dc.subjectRodovia ES-060/ Rodovia do Solpt_BR
dc.subjectIsolamento populacionalpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMASpt_BR
dc.titleAvaliação do efeito de rodovias sobre a fauna em áreas de restinga no sudeste do Brasilpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoSome studies have shown the negative effect of roads on wildlife due collisions with vehicles and isolation of populations. However, there is a lack of this type of assessment in the Neotropical Region. The objective is to evaluate the impact of ES-060 Road (Rodovia do Sol) and its possible effects on the community of small non-flying mammals. It was used the capture/mark/recature method sampling atin six points, three located in areas with passage of wildlife tunnels and the other three areas without this passages. We checked the effects of the road on the abundanca, richness and diversity of this community. In addition, we observed the distances traveled by individual species for estimating the effects of habitat fragmentation on species/specific behavior. During the field work were captured a total of 53 individuals from small non-flying mammals, 11 species divided into three families and two orders. A total of 30 recaptures. Seven nine were insectivorous/omnivorous and two frugivorous. As to the distance from the road, there was a significant difference to the abundance of individuals. With respect to sites with and without passage of wildlife, no significant difference between the abundance of individuals, not about the richness and diversity. The same results are repeated in areas that are Units of Conservation (UC) and areas that are not protected areas. The presence of the passage of wildlife did not influence the distribution of either species. Two crossings were observed: a Mus musculus anda one didelphis aurita. There was no significant difference between the crossing in areas with and without passage of fauna. Entertaining a significant difference with respct to the isolation of populations. The species with highest travel distance per individual was R. mastacalis to 120 m. The species D. aurita, M. musculus, Marmosops incanus, Marmosa demerarae, Marmosa murine and had the highest number of displacement per individual. That is, the 30 individuals recaptured only two crossed from one side to the other road.pt_BR
Aparece en las colecciones: Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

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