Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorSiqueira, Maria da Penha Smarzaro-
dc.contributor.authorMachado, Daniela Ceruti Castro-
dc.date.accessioned2021-05-25T17:25:22Z-
dc.date.available2021-05-25T17:25:22Z-
dc.date.issued2017-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/739-
dc.description.abstractO presente estudo é demonstrar como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da situação social e econômica de um país. Identificando como que essa cultura empreendedora pode disseminar a produtividade, o crescimento e a mudança gradativa dos indivíduos na sociedade. O capitalismo vivido por vários países vem impactando diretamente nesse processo empreendedor, onde as leis que regem a economia são movidas pelo mercado de trabalho e que desta forma, propicia ao Estado atuar apenas como responsável pelo interesse do capital visando à sustentação do mercado financeiro, não mais interferindo no processo produtivo de bens e serviços, sendo apenas parceiro neste processo. A amostra foi composta por 150 estudantes, que estão cursando o último semestre do curso Técnico em Administração, do Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho. A metodologia foi descritiva, qualitativa e quantitativa, demonstrar como o empreendedorismo modificou a vida destes estudantes, mostrando as influências positivas e negativas deste aprendizado para o mercado de trabalho e para sua vida social, esse levantamento foi realizado através de um roteiro de entrevista de anamnese aplicada entender as questões acima citadas, sendo que a entrevista foi semiestruturada com perguntas mistas aplicadas. Os resultados apontaram os principais fatores sobre a disseminação do empreendedorismo com estes alunos: as condições da vida pessoal e profissional dos estudantes antes e depois do curso Técnico em Administração, o tipo de interação social que foi promovida por essa ferramenta, a necessidade do empreendedorismo para o desenvolvimento das pessoas, além do impacto social gerado por essa disseminação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectCultura empreendedorapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Socioeconômicopt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.titleEmpreendedorismo como um caminho para a inserção socialpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe present study is to demonstrate how entrepreneurship can be a tool to assist in the development of a country's social and economic situation. Identifying how this entrepreneurial culture can disseminate productivity, growth and the gradual change of individuals in society. The capitalism experienced by several countries has a direct impact on this entrepreneurial process, where the laws governing the economy are driven by the labor market and, thus, it allows the State to act only as the person responsible for the capital interest in order to sustain the financial market. More interfering in the productive process of goods and services, being only partner in this process. The sample was composed of 150 students, who are attending the last semester of the Technical Course in Administration, of the State Center of Technical Education Vasco Coutinho. The methodology was descriptive, qualitative and quantitative, showing how entrepreneurship modified the lives of these students, showing the positive and negative influences of this learning for the job market and for their social life, this survey was carried out through an interview script of anamnese Applied the questions mentioned above, being that the interview was semi-structured with mixed questions applied. The results pointed out the main factors on the dissemination of entrepreneurship with these students: the personal and professional life conditions of the students before and after the Technical Administration course, the type of social interaction that was promoted by this tool, the need for entrepreneurship for the development of people, in addition to the social impact generated by this dissemination.pt_BR
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTA+ç+âO FINAL DE DANIELA CERUTI.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE DANIELA CERUTI CASTRO MACHADO905.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.