Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/747
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributorSiqueira, Maria da Penha Smarzaro-
dc.contributor.authorMiranda, Ione Soares de-
dc.date.accessioned2021-05-25T17:47:51Z-
dc.date.available2021-05-25T17:47:51Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/747-
dc.description.abstractA pesquisa tem como foco de estudo o Programa Adolescente Aprendiz, tendo como objetivo verificar se este Programa no município de Vitória/ES, atua de acordo com os preceitos da política pública, que contempla o Programa de Aprendizagem. Buscamos também desenvolver uma reflexão sobre os objetivos primordiais do programa, no âmbito dos pressupostos de uma politica social, direcionada para um processo de inclusão de uma ampla camada da população com perfil baixa renda e se esses objetivos estão sendo alcançados e cumpridos. Nesta ótica, foram verificados dois preceitos principais: se o público alvo, contemplado pelo Programa Adolescente Aprendiz, é mesmo oriundo de família baixa renda, no alcance de um processo de inclusão social e na inter-relação educação e aprendizagem profissional, conforme resolução 03/2003 do CONCAV de Vitória/ES; e, se o programa realmente promove a inserção pelo viés do trabalho. Para tanto, faz-se necessário averiguar o cenário que tornou o trabalho e a educação meios de inclusão social. Buscamos uma compreensão mais ampla do Programa Adolescente Aprendiz, de modo geral, bem como os principais dispositivos legais que abarcam o tema em interface com o histórico dos programas sociais de aprendizagem, tendo como referência de estudos a cidade de Vitória/ES, como marco espacial em nossa amostragem, com base na pesquisa empírica, fica demonstrada em uma sequência de gráficos, caracterizando o perfil quali-quantitativo do trabalho, que se desenvolveu em uma interação entre a pesquisa bibliográfica, incluindo fontes primárias relativas ao programa em questão e a pesquisa de campo. Apontamos como resultado final as ações realizadas em função da implantação do Programa Adolescente Aprendiz, assim como os pontos positivos e negativos que envolvem o tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrograma adolescente aprendizpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectQualificaçãopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.titlePensando a inclusão pelo viés do trabalho: o programa adolescente aprendiz na cidade de Vitóriapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe research focuses on an approach related to the Adolescent Apprentice Program, with the objective of verifying if this Program in the city of Vitória / ES, according to the precepts of public policy, which contemplates the Learning Program. We also seek to develop a reflection on the primary objectives of the program, within the framework of social policy assumptions, directed towards a process of inclusion of a broad stratum of the population with a low income profile and whether these objectives are being achieved and fulfilled. In this perspective, two main precepts were verified: if the target audience, contemplated by the Adolescent Apprentice Program, is even coming from a low income family, reaching a process of social inclusion and in the relationship between education and professional learning, according to resolution 03 / 2003 of CONCAV of Vitória / ES; And whether the program actually promotes labor bias insertion. To do so, it is necessary to investigate the scenario that made work and education a means of social inclusion. We seek a broader understanding of the Adolescent Apprentice Program in general, as well as the main legal devices that cover the theme in interface with the history of social learning programs, with reference to studies in the city of Vitória / ES, as a space frame In our sampling, based on empirical research, is demonstrated in a sequence of graphs, characterizing the qualitativequantitative profile of the work, which developed in an interaction between the bibliographic research, including primary sources related to the program in question and the research of field. We point out as a final result the actions taken as a result of the implementation of the Adolescent Apprentice Program, as well as the positive and negative points that involve the theme.pt_BR
Aparece en las colecciones: Sociologia Política (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTA+ç+âO FINAL DE IONE SOARES DE MIRANDA.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE IONE SOARES DE MIRANDA4.96 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.