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https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/752
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Barreto Junior, Irineu Francisco | - |
dc.contributor.author | Machado, Ludmila Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T18:04:21Z | - |
dc.date.available | 2021-05-25T18:04:21Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/752 | - |
dc.description.abstract | Este estudo se propôs a analisar a possibilidade de compreender a prática da dança como mecanismo de inclusão social. Abordou a potencialidade da dança clássica no Brasil, em áreas de exclusão social, provocar efeitos relacionados ao desenvolvimento mais global do indivíduo, tais como elevação da autoestima, possibilidade de exercer a dança profissionalmente e promover a ascensão social. Tomou como cenário o Brasil a partir dos anos de 1990, no qual foram desenvolvidos programas de inclusão e justiça social através de ações políticas criativas que almejam atenuar as diferenças socioeconômicas e as situações de direitos negados ao longo da história social brasileira. Em suma, a pesquisa indagou de que modo a dança pode servir como mecanismo de inclusão social, influenciar ou mudar a condição de vida dos indivíduos e vir a se tornar uma ação inclusiva. A pesquisa almejou, ainda,desenvolver uma análise a respeito da dança clássica como mecanismo de promoção social e analisar relatos de indivíduos que tiveram suas competências expandidas através dessa modalidade. Para tal finalidade, a pesquisa desenvolveu estudos de casos sobre pessoas que por intermédio da dança tiveram a possibilidade de desenvolver suas potencialidades e mudar sua história de vida. A pesquisa concluiu que os relatos apresentados reportam ações efetivas de elevação da autoestima, desenvolvimento de competências e de habilidades diretamente relacionadas ao curso da dança clássica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject.vocabulary | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.vocabulary | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA | pt_BR |
dc.title | Dança, a arte que corre nas veias: a dança como instrumento de inclusão social | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.description.resumo | This study aims to analyze the possibility to understand the practice of dance as a mechanism for social inclusion. Discusses the possibility of classical dance in Brazil in areas of social exclusion, causing more related to overall development of the individual, such as increasing self-esteem, ability to pursue dance professionally and promote social mobility effects. Takes like Brazil scenario from the 1990s, in which inclusion and social justice through creative political action that aims to alleviate the socioeconomic differences and situations denials along the Brazilian social history programs were developed. In short, the research seeks to ask how dance can serve as a mechanism for social inclusion, influence or change the condition of life of individuals and eventually become an inclusive action. In short, the research aims to develop an analysis of the classical dance as social promotion mechanism, and analyze reports of individuals who have expanded their skills through this modality. For this purpose, the research has developed case studies on people through dance had the opportunity to develop their potential and change their life story. The research concludes that the reports submitted report effective actions to increase self-esteem, skills development and skills directly related to the course of classical dance. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Sociologia Política (Dissertações) |
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