Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/767
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorBlanc, Manuela Vieira-
dc.contributor.authorMenezes, Sabrina de Souza-
dc.date.accessioned2021-05-26T20:44:58Z-
dc.date.available2021-05-26T20:44:58Z-
dc.date.issued2016-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/767-
dc.description.abstractO foco desse estudo parte da implementação da política pública de educação do Governo do Estado do Espírito Santo que criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI) para a oferta de língua estrangeira aos alunos do ensino médio da rede pública estadual com bom aproveitamento, bom rendimento e frequência escolar. Assim, as reflexões organizadas nesse trabalho se propõem questionar o mote desta política pública de educação para a juventude, apresentando o contexto em que ela se apresenta e o fim que ela se propõe. Fazendo uso de ferramentas qualitativas e quantitativas, foram aplicados questionários e entrevistas com o objetivo de remontar o perfil dos alunos acolhidos pelo programa, os sentimentos que a experiência produz em seus assistidos. A problematização teórica circundará os debates relativos às noções identidade, juventude, escola, mérito e políticas públicas. Será apresentado cenário político local para situar a conjuntura política e institucional que produz o CEI. Assim, o CEI é percebido como parte de um conjunto de políticas de educação para jovens que tomam forma nos últimos anos tanto no Espírito Santo como no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCEIpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICApt_BR
dc.titleJuventudes, educação e política pública: uma investigação sobre o centro estadual de idiomas no município de Vitória/ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe focus in this study is the execution of a public policy of education from the State Government of the Espírito Santo that created the State Language Center (Centro Estadual de Idiomas - CEI). This policy provides foreign language classes to high school students of public schools with good grades, good yield and school attendance. Thus, the discussions organized in this work are proposed to question the purposes of this public policy of education for the youth, presenting the context in which it appears and the conclusion of its resolutions. Making use of qualitative and quantitative tools, questionnaires and interviews were applied in order to reassemble the profile of the students welcomed in the program, and the feelings that experience produces in the students. The theoretical argument surrounds the notions of identity, youth, school, merit and public policy. The local political scene will be presented to situate the political and institutional environment that produces the CEI. Therefore, the CEI is perceived as part of a set of educational policies for young people that has taken place in recent years in both Espírito Santo and in Brazil.pt_BR
Appears in Collections:Sociologia Política (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTA+ç+âO FINAL DE SABRINA SOUZA MENEZES.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE SABRINA DE SOUZA MENEZES2.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.