Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/792
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorVasconcelos, Flavia Nico-
dc.contributor.authorAzevedo, Wellington Luiz de-
dc.date.accessioned2021-05-27T17:33:43Z-
dc.date.available2021-05-27T17:33:43Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uvv.br//handle/123456789/792-
dc.description.abstractA circulação urbana consolidada no modelo baseado na primazia do automóvel tem se mostrado, internacionalmente, caótico e um problema a ser solucionado pelas cidades contemporâneas. Mediante esse cenário e pensando em caminhos mais sustentáveis, muitos governos têm adotado políticas públicas que incluem normativas e ações que dão mais espaço à mobilidade urbana utilizando modais alternativos mais sustentáveis – como a ciclomobilidade. No Brasil, a valorização dos modos de transporte não motorizados tem acontecido nas esferas governamentais federal, estadual e municipal, impulsionando uma nova normatização com base em novas diretrizes que envolvem as diferentes esferas governamentais no redirecionamento da mobilidade urbana mais sustentável. Constata-se, contudo, que no tocante à mobilidade cicloviária – ou ciclomobilidade - há uma lacuna na política pública brasileira no estabelecimento de critérios claros para avaliação da implementação dessas políticas e mesmo de outras ações nos municípios. Objetiva-se propor um instrumental que sirva para avaliar as políticas e ações de ciclomobilidade implantadas nos municípios brasileiros. O instrumental proposto foi construído a partir de leitura e análise crítica de fontes secundárias e primárias e de experiências nacionais e internacionais registradas como rankings e índices. Sua validação foi feita no estudo de caso do município de Vila Velha, no Espírito Santo. Este estudo se apresenta, portanto, como um apoio para auxiliar no processo de planejamento e avaliação de resultados das políticas públicas para uma mobilidade urbana sustentável nas cidades.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMobilidade cicloviáriapt_BR
dc.subjectCritérios de avaliaçãopt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Vila Velhapt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.subject.vocabularyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETO DO ESPACO URBANOpt_BR
dc.titleCiclomobilidade: uma proposta de instrumento de avaliação e sua aplicação no município de Vila Velha - ESpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.description.resumoThe urban circulation consolidated in the model based on the primacy of the automobile has been shown, internationally, chaotic and a problem to be solved by the contemporary cities. Through this scenario and thinking of more sustainable ways, many governments have adopted public policies that include regulations and actions that give more space to urban mobility using more sustainable alternative modes - such as cycling. In Brazil, the valorization of non-motorized modes of transportation has taken place in the federal, state and municipal levels, impelling a new standardization based on new guidelines that involve the different governmental spheres in the redirection of the more sustainable urban mobility. However, there is a gap in Brazilian public policy with regard to cycling mobility - or cycling mobility - in establishing clear criteria for evaluating the implementation of these policies and even other actions in the municipalities. The objective is to propose an instrument that will serve to evaluate the policies and actions of cyclomobilidade implemented in the Brazilian municipalities. The proposed instrument was constructed based on reading and critical analysis of secondary and primary sources and national and international experiences recorded as rankings and indexes. Its validation was done in the case study of the municipality of Vila Velha, in the state of Espírito Santo. This study therefore presents itself as a support to assist in the process of planning and evaluating the results of public policies for sustainable urban mobility in cities.pt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Cidade (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE WELLINGTON LUIZ 2019.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE WELLINGTON LUIZ DE AZEVEDO304.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.