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Título: Desigualdade e educação: a ação da educação de jovens e adultos (EJA) no município de Villa Velha - ES
Autor(es): Reis, Edna de Assis Ferreira
Orientador(es): Siqueira, Maria da Penha Smarzaro
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - EJA - Desigualdade social - Inclusão social - Pobreza
Data do documento: 16-Jun-2014
Resumo: O objetivo central dessa pesquisa é analisar a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), sua relação com a pobreza e o seu papel na formação educacional enquanto proposta que ultrapassa os objetivos da educação básica, sendo uma das direções a inclusão social. O projeto da EJA propõe uma articulação educativa com a prática social inclusiva voltada para uma camada da população com precariedade educacional e em condição de risco social, num quadro de desigualdade socioeconômica. Neste caso, nosso foco de estudos se prende a uma análise da EJA, enquanto Política Pública, diante de um cenário social preocupante no quadro dos novos paradigmas do processo de desenvolvimento nacional nessas primeiras décadas do século XXI. A pesquisa contou com uma base metodológica histórico-explicativa, em abordagem qualitativa apoiada inicialmente em uma pesquisa bibliográfica sobre a questão social, a pobreza e a questão educacional no Brasil a partir do final do século XX, buscando compreender a educação como parte de uma construção de uma prática social com foco em um movimento transformador, investigando a influência da pobreza como fator relevante de exclusão educacional e, por conseguinte, social. Além da bibliografia geral e específica sobre o tema, a pesquisa foi apoiada em uma pesquisa empírica fundamentada em coleta de dados por aplicação de 03 (três) tipos de questionários em 04 (quatro) escolas com turmas da EJA, no município de Vila Velha – ES. As informações dos questionários foram importantes para a análise dos resultados da EJA no processo de inclusão social, bem como criar o perfil dos educandos jovens e adultos nas suas conjunturas de vida, comunidade, escola e trabalho. A análise dos seus relatos aponta para o fato de que, não só os jovens e adultos estão procurando essa modalidade de ensino como uma segunda chance como também percebemos uma expressiva presença dos adolescentes, que estão migrando para a EJA abandonando o ensino regular cada vez mais cedo, em busca e inserção no mercado de trabalho como condição de sobrevivência e satisfação de necessidades materiais, relatando o chamado "juvenilização da EJA".
URI: http://repositorio.uvv.br//handle/123456789/165
Aparece nas coleções:Sociologia Política (Dissertações)

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