Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/176
Título : Efeitos biológicos dos óleos essenciais de Copaifera sp. e extratos etanólicos de Cyrtopodium flavum
Autor : Souza, Érica de Oliveira
metadata.dc.contributor: Tadokoro, Carlos Eduardo
Palabras clave : Antimicrobiano - Citotoxicidade - Hepatotoxicidade - Medicina tradicional na América do Sul - Cicatrização de feridas
Fecha de publicación : 5-jul-2016
Resumen : Vários trabalhos etnofarmacológicos foram publicados sobre o uso popular brasileiro de Copaifera sp. e membros da família Orchidacea do gênero Cyrtopodium sp. para o tratamento de feridas. No entanto, há pouca pesquisa sobre seus efeitos antimicrobiano, citotóxico e cicatrizante de feridas. Neste trabalho foi avaliado a ação antimicrobiana, citotóxica e cicatrizante de feridas dos óleos essenciais de Copaifera langsdorffii Desf. e Copaifera multijuga Hayne, bem como das raízes e rizomas dos extratos etanólicos de Cyrtopodium flavum link & Otto ex Rchb. A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo ensaio de difusão em disco e determinado pelo método de microdiluição em caldo, definindo-se a concentração inibitória mínima (CIM) para os microrganismos Stapylococcus aureus ATCC25923, Escherichia coli ATCC8739 e Candida albicans ATCC10231. A citotoxicidade foi testada em culturas de células tumorais Hepa-1c1c7 avaliada pelo método de MTT e em cultura de leucócitos de camundongos BALB/c. A cicatrização de feridas foi avaliada in vitro pela migração de fibroblastos nas áreas riscadas em culturas de células e testada in vivo pelo fechamento da ferida na pele de camundongos BALB/c. Os óleos essenciais de C. langsdorffii e C. multijuga apresentaram atividade antimicrobiana contra S. aureus com CIM de 181,0 mg/mL e 80,4 mg/mL, respectivamente. Os extratos etanólicos dos rizomas de C. flavum também tiveram efeito contra S. aureus com CIM de 250 μg/mL. Os efeitos citotóxicos dos óleos essenciais em culturas de hepatócitos tumorais foram estabelecidas em cerca de 400 μg/mL, enquanto que para os extratos etanólicos foram cerca de 800 μg/mL. Para cultura de células primárias, não foi possível observar qualquer efeito tóxico até 500 μg/mL para todas as amostras testadas. O óleo essencial de C. langsdorffii foi o único capaz de induzir a migração de fibroblastos in vitro em áreas riscadas de culturas de células e acelerar o processo de cicatrização de feridas cutâneas em camundongos. Apesar do uso popular de espécies destes gêneros serem utilizadas comumente para o tratamento de feridas, este estudo mostrou que esses extratos vegetais tinham capacidades diferentes para matar os microrganismos, para induzir a proliferação celular e para fechar feridas abertas.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/176
Aparece en las colecciones: Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE ÉRICA DE OLIVEIRA SOUZA.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE ÉRICA DE OLIVEIRA SOUZA1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.