Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/236
Título: Avaliação do uso de drogas psicoativas em acidentes de trabalho fatais periciados no departamento médico legal (Vitória - ES) de janeiro de 2008 a dezembro de 2012
Autor(es): Piontkowski, Rogério
Orientador(es): Lenz, Dominik
Palavras-chave: Acidentes de trabalho fatais - Saúde do trabalhador - Drogas - Álcool
Data do documento: 14-Mai-2014
Resumo: O uso de drogas lícitas e ilícitas acarreta todos os anos perda de bilhões de dólares na economia de países do mundo inteiro, sendo reconhecido como um grave problema de saúde pública e da segurança do trabalho. Tais substâncias alteram a coordenação motora, concentração, atenção e o discernimento do trabalhador, o que muitas vezes contribui decisivamente para a ocorrência de acidentes de trabalho, no local ou “in trajeto”, gerando sequelas às vezes graves, outras vezes com um enorme tempo de recuperação ou até mesmo o óbito. Objetivo: Avaliar a incidência do uso de drogas no ambiente de trabalho e sua contribuição para a ocorrência de acidentes fatais na região de abrangência do Departamento Médico Legal (DML) de Vitória-ES no período de 2008 a 2012. Método: Foram pesquisados no arquivo do DML todos os laudos necroscópicos que deram entrada nesta instituição no período supracitado. Resultados: No período estudado ocorreram 13.461 óbitos sendo que 302 (2%) foram acidentes de trabalho. Observou-se em 23,9% o uso de algum tipo de droga, sendo o álcool a droga mais utilizada (17,8%) seguido da cocaína (3,7%). As principais causas de morte foram queda (31,4%), acidente automobilístico (29,1%), ação contundente (12,5%) e acidente motociclístico (8,9%). Quanto às ocupações, os grupos do Transporte e Construção foram os que apresentaram maior frequência de acidentes fatais, no entanto, não houve diferença entre os grupos com relação ao uso de drogas. Houve a perda de 10717 anos potenciais de vida na população estudada. Conclusão: Na avaliação toxicológica dos acidentes de trabalho fatais, mostrou ser significativo o número de pessoas que usam drogas psicoativas. Com os dados obtidos pode-se conhecer melhor o problema e servir de subsídio para que políticas públicas sejam implementadas com o intuito de minimizar tais infortúnios.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/236
Aparece nas coleções:Ciências Farmacêuticas (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL DE ROGERIO PIONTKOWSKI.pdf
  Until 9998-12-31
DISSERTAÇÃO FINAL DE ROGÉRIO PIONTKOWSKI1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.