Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/439
Title: Efeitos da associação do aumento da temperatura, diminuição do ph e contaminação por chumbo no desenvolvimento embrio-larval de ouriço-do-mar (echinometra lucunter)
Authors: Caetano, Lívia Sperandio
metadata.dc.contributor: Chippari-Gomes, Adriana Regina
Keywords: Taxa de fecundidade - Teste de desenvolvimento embrio-larval - Gametas - Mudanças climáticas
Issue Date: 30-Jul-2018
Abstract: O aumento da temperatura e a diminuição do pH da água (provocado pela elevação de CO2) juntamente com a contaminação de metais, incluindo o chumbo, possuem enorme potencial toxicológico apresentando diversos efeitos nos organismos viventes deste ambiente. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos de alterações nas condições de desenvolvimento embrio-larval de Echinometra lucunter relacionados com mudanças climáticas (excesso de CO2 e aumento da temperatura) e contaminação por chumbo. A toxicidade do excesso de CO2 (pH reduzido) também foi avaliada em gônadas de indivíduos adultos dessa mesma espécie, por meio de análises de estresse oxidativo (atividade das enzimas GST e CAT), assim como, o potencial tóxico do pH nas taxas de reprodução desses indivíduos adultos. Foram realizados testes de taxa de fecundidade (gameta) e taxa de desenvolvimento embrio-larval expondo gametas e embriões às temperaturas de 26 oC (controle) e 28 oC, aos pHs 8,2 (controle) e 7,4, às concentrações de chumbo de 0 (controle), 125, 250 e 500 μg/L. Essas condições foram testadas de forma isolada e associadas umas com as outras. Os testes com os embriões demonstraram serem mais sensíveis às mudanças das condições do meio do que em relação ao teste com os gametas. O teste de desenvolvimento larval apresentou quase todos os tratamentos com taxas menores em relação ao controle. Enquanto que o teste com embriões apresentou a viabilidade reduzida apenas nos tratamentos com temperatura elevada (28 oC) e o tratamento com combinação de temperatura elevada e pH reduzido (28 oC e 7,5). Em relação ao teste com os ouriços adultos, as atividades das enzimas GST e CAT não sofreram alterações significativas nos diferentes tratamentos. E as taxas de fecundação e desenvolvimento larval também não apresentaram diferenças significativas nos diferentes tratamentos. Em geral, o presente estudo sugere que as mudanças previstas com a acidificação e elevação da temperatura, juntamente com a poluição de metais do oceano ao longo do próximo século podem ter um impacto significativo nas taxas de fecundidade e de desenvolvimento embrio-larval de E. lucunter.
URI: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/439
Appears in Collections:Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL DE LIVIA SPERANDIO CAETANO (2).pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE LÍVIA SPERANDIO CAETANO1.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.