Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/607
Título : Reações estruturais e químicas durante a ontogênese de duas galhas induzidas em folíolos de Protium icicariba (DC) Marchand
Autor : Ramalho, Victor Franco
metadata.dc.contributor: Silva, Ary Gomes da
Palabras clave : Galha - Cecidomyidae - Cecidogênese - Psyllidae - Restinga
Fecha de publicación : 30-ago-2013
Resumen : A indução de galhas em plantas é considerada a mais complexa associação na natureza, onde o ganho dos insetos consiste em redirecionar o crescimento e fisiologia de órgãos atacados, de modo a criar um ambiente favorável, que forneça alimento, abrigo e proteção para o desenvolvimento de suas larvas. Tanto alterações estruturais quanto químicas têm grande influência na manutenção do ciclo de vida dos galhadores. Assim, este trabalho tem o objetivo de dimensionar do ponto de vista estrutural e químico a constituição reacional da galha induzida por Cecidomyiidae e Psyllidae Protium icicariba (DC) Marchand. A morfologia e a estrutura das galhas foi avaliada em microscopia estereoscópica e de luz transmitida. O perfil químico dos óleos essenciais foi analisado em cromatografia de fase gasosa acoplada à espectrometria de massas. Métodos numéricos de análise estatística paramétrica e multivariada foram aplicados na análise de dados. Na galha de Cecidomyiidae e Psyllidae, a presença de epiderme não cutinizada e as pontoações em paredes celulares lignificadas, são os instrumentos principais na transferência de água e substâncias hidrosolúveis das células do parênquima fundamental, onde se localizam os feixes vasculares, para dentro da câmera larval favorecendo o acesso da larva à alimentação. A parede externa da galha e a parede interna da câmera larval composta em parte por esclerênquima, no tecido com galha induzida por Cecidomyiidae e Psyllidae em P. icicariba indica forte relação com a defesa mecânica contra os inimigos externos. Tanto quantitativa como qualitativamente, a química dos óleos essenciais formou gurpos distintos de amostras para as galhas ativas de Cecidomyidae e Psyllidae, que por sua vez se separam bem distintamente da composição química do óleo essencial dos folíolos que não têm galhas ou estão inativas. A análise de substâncias indicadoras revelou que tanto quantitativa como qualitativamente, existe um gradiente de composição química dos óleos essenciais de folíolos que não portam galhas ativas, ao mesmo tempo em que os folíolos com galhas ativas formam blocos bem distintos e coesos.
URI : https://repositorio.uvv.br//handle/123456789/607
Aparece en las colecciones: Ecologia de Ecossistemas (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FINAL DE VICTOR FRANCO RAMALHO.pdfDISSERTAÇÃO FINAL DE VICTOR FRANCO RAMALHO3.27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.